RIO DE JANEIRO: Empresa de Jacob Barata vai vender mais 100 ônibus articulados para o BRT,

O Grupo de Barata já havia vencido outra licitação para a compra de 20 ônibus para o BRT, por R$ 42,2 milhões

RIO DE JANEIRO: Empresa de Jacob Barata vai vender mais 100 ônibus articulados para o BRT,

Grupo de Jacob Barata vence licitação para vender 100 ônibus articulados ao sistema BRT Rio

Eduardo Paes em ônibus do BRT Rio - Foto: Reprodução

O Grupo de Jacob Barata Filho, através da empresa Guanabara Diesel (Mercedes-Benz), venceu a licitação para o fornecimento de 2 lotes de coletivos ao sistema de BRT Rio (Bus Rapid Transit), comprados pela Prefeitura da cidade. A previsão de entrega dos novos ônibus padrão é dezembro deste ano, e março de 2023, para os articulados. As informações são do Diário do Transporte.

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De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), com a aquisição desta sexta-feira, o número de ônibus do sistema BRT Rio, sobe para 291 veículos.

A Guanabara Diesel foi a única instituição a apresentar proposta no pregão da última sexta-feira (27), para que o poder público municipal pudesse comprar os 100 veículos articulados, distribuídos em 2 lotes, a um preço de R$ 241,8 milhões – R$ 120,9 milhões por cada lote de 50 veículos.

Essa não é a primeira licitação bem sucedida do Grupo de Barata, que já havia vencido outra licitação para a compra de 20 ônibus para o BRT, por R$ 42,2 milhões.

Como concorrente, a empresa de Jacob Barata tentou ainda impedir o fornecimento de 71 ônibus padrão da Volkswagen ao sistema BRT, através de um pedido de impugnação. Mas encontrou resistência por parte do poder público municipal que embargou a ação.

Na licitação realizada, em abril, para a aquisição de novos ônibus para o sistema, os fornecedores apresentaram à prefeitura propostas de compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padrão.

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1- Entrevista de Jacob a Revista Veja “A concorrência dos perueiros e as mudanças estabelecidas pela Lei de Licitações têm obrigado alguns barões do transporte urbano a se mexer. Um deles, o paraense Jacob Barata, de 64 anos, está preparando uma grande guinada nos negócios da família. Dono de 25% da frota de ônibus do Rio de Janeiro, Barata vai tentar a sorte na privatização de trens e barcas do Estado. No fim do ano passado, associado a grupos europeus, por pouco não arrematou o metrô carioca, privatizado pelo governador Marcello Alencar. "Com as privatizações, o ônibus vai ser um transporte auxiliar", acredita Barata. "Não posso perder o bonde." De família pobre, Barata chegou ao Rio aos 14 anos e fez de tudo um pouco. Vendeu panelas e penicos no subúrbio, foi escriturário de banco e revendedor de jóias. Aos 18 anos, comprou seu primeiro ônibus, que ele mesmo dirigia. O carro foi comprado em sociedade, até hoje uma característica do empresário: ele participa das ações de 25 companhias diferentes. Barata tem 85 sócios com quem lida pessoalmente. Além das empresas de ônibus, possui três concessionárias de veículos, três hotéis, uma fábrica de ônibus e um banco, o Guaranabara. Mora num apartamento na Avenida Vieira Souto com vista para o mar de Ipanema e passa os fins de semana numa mansão no Alto da Boa Vista, bairro de classe alta e tradicional do Rio de Janeiro.

Falso prejuízo - O transporte urbano do Rio é negócio de mais de 1 bilhão de reais por ano. Quase 80% da população carioca depende dos ônibus para se locomover. O poder político dos empresários é enorme...  Cont..."Os políticos sempre querem ganhar com o lançamento de novas linhas de ônibus", reconhece Barata. "Sou empresário e entro em qualquer bom negócio que aparecer." Nos anos 70, para evitar a concorrência das barcas estaduais, as empresas cancelaram suas linhas de ônibus nos terminais da orla marítima. Conseqüência: até hoje, apenas 2% dos passageiros que cruzam a Baía da Guanabara usam as barcas. Os demais se acotovelam nos ônibus da Ponte Rio - Niterói. Cinqüenta e cinco empresas controlam os ônibus da cidade. A maioria está nas mãos de apenas seis empresários que, nas décadas de 60 e de 70, receberam as linhas de graça da prefeitura e ainda ganharam o direito de explorá-las sem pagar impostos.”

Fonte: Diário do Rio, Associação Nacional de Defesa dos Usuários de Transportes, CCR Barcas,

Por Ultima Hora em 01/06/2022
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