Rio de Janeiro tem expectativa de 95% de ocupação dos hotéis para o Réveillon

R

Rio de Janeiro tem expectativa de 95% de ocupação dos hotéis para o Réveillon

No interior do estado, Miguel Pereira e Arraial do Cabo lideram a procura. Para garantir a segurança de turistas e fluminenses, Governo do Estado mobilizou mais de 22 mil policiais militares.

O estado do Rio de Janeiro está de casa cheia, neste fim de ano, com a chegada de turistas para as comemorações do Réveillon. Só na capital, a expectativa dos hotéis é de 95% de ocupação no final de semana da virada. Até o momento, as reservas estão em 81,52%. No interior, a média está em 91,16%. Para garantir a segurança do grande público previsto para as festas da virada do ano em todo o estado, o Governo do Rio de Janeiro e a Secretaria de Polícia Militar montaram um planejamento especial que vai mobilizar 22.490 PMs.

- Esse é um ano histórico no Rio de Janeiro, estamos prestes a bater a visita de mais de 1 milhão de turistas estrangeiros. Esses números mostram que estamos no caminho certo. Estamos prontos para receber turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Preparamos uma festa linda, com toda a estrutura e, principalmente, com segurança. Reforçamos o policiamento nas ruas e vamos usar todo o nosso aparato tecnológico para que as pessoas se sintam seguras e possam festejar – ressalta o governador Cláudio Castro.

De acordo com uma pesquisa do HotéisRIO e da ABIH-RJ, na capital, de 30 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024, o destaque fica para Ipanema/Leblon, com 94,41% (na noite da virada já está em 96%); Leme/Copacabana, com 83,96%; Barra da Tijuca/Recreio/Jacarepaguá, com 82,20%; Flamengo/Botafogo, com 81,88% e Centro, com 71,09%

Alta procura no interior

Miguel Pereira está em primeiro lugar com 99,20% da rede hoteleira ocupada, seguida de Arraial do Cabo (98,70%) e, empatados, os municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio e Paraty (93,50%). Depois estão Rio das Ostras (92,10%), Armação dos Búzios (90,40%), Petrópolis (89,40%), Itatiaia/Penedo (89,30%), Teresópolis (88,80%), Nova Friburgo (88,20%), Vassouras (88%), Valença/Conservatória (86,50%) e Macaé (85,20%).

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, comemora o bom desempenho da hotelaria no interior.

- Mais uma vez temos ótimos números de ocupação hoteleira nas cidades do interior do estado. Isso é fruto de muito trabalho, do nosso compromisso em promover as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro.

Segurança 

Para garantir o sucesso da festa na capital, o Governo do Estado do Rio reforçou a segurança em todo o território estadual. Foram mobilizados 22.490 policiais militares e 4.415 viaturas. Só na região metropolitana serão 8.659 policiais atuando na virada, um aumento de 18% em relação ao ano passado.

Em Copacabana, 2.946 PMs vão atuar na orla, um crescimento de 11% comparado ao Réveillon passado. Haverá 30 pontos de bloqueio, sendo 15 deles pontos de revista, com câmeras de reconhecimento facial e detectores de metais, drones e 61 plataformas de observação.

O grande destaque deste réveillon será o videomonitoramento em tempo real da orla de Copacabana, com software de reconhecimento facial.

- O videomonitoramento com reconhecimento facial é uma nova estratégia que facilitará o trabalho, tanto da Polícia Militar quanto dos demais órgãos de Segurança Pública, em um dos momento mais importantes do ano para a cidade do Rio de Janeiro - explicou o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Pires.

Além de Copacabana, o monitoramento com câmeras de dispositivo de reconhecimento facial será utilizado também nos pontos de revista de acesso à orla da Barra da Tijuca. As câmeras funcionarão integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle.

A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) também montou um reforço operacional para atendimento, além de firmar parceria com a Secretaria de Turismo, que cederá guias que dominam diversos idiomas para auxiliar os turistas no primeiro atendimento.

O esquema especial de policiamento começa às 08h de domingo (31/12/23) e se estende até 20h de segunda (01/01/24).

Copacabana: uma das maiores viradas do mundo

Quem participar do famoso Réveillon de Copacabana presenciará um espetáculo com 12 minutos de fogos de artifício, disparados por 10 balsas e regidos por uma orquestra sinfónica. Além da pirotecnia, o céu de Copacabana também terá uma apresentação feita por drones. A música está garantida por dois palcos, com o melhor do samba e da MPB com artistas como Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Ludmilla, Luísa Sonza e escolas de samba como Império Serrano e Portela, entre outros.

E a festa não se limita à princesinha do mar: espalhados pela cidade, haverá outros palcos em locais como Praia do Flamengo, Praça Mauá, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Madureira, Ramos, Penha, Bangu, Pedra de Guaratiba e Sepetiba.

Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a união de autoridades do Poder Público com o setor privado é o segredo do sucesso.

- O Rio é um estado que respira turismo, uma indústria fundamental para o desenvolvimento da nossa economia, que tem mais de 700 meios de hospedagens, 45 mil quartos e que gera mais de 100 mil postos de trabalho. Os resultados são animadores e nos dão a certeza de que teremos uma festa espetacular, à altura das expectativas de cariocas e turistas.

Por Ultima Hora em 30/12/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

 Natacha e Mayara apresentam as inovações da Sicoob Imob na Jornada Condominial na Lagoa Rodrigo de Freitas
21 de Agosto de 2024

Natacha e Mayara apresentam as inovações da Sicoob Imob na Jornada Condominial na Lagoa Rodrigo de Freitas

Sancionada lei com o objetivo de estimular denúncias sobre violência contra crianças
16 de Maio de 2022

Sancionada lei com o objetivo de estimular denúncias sobre violência contra crianças

Lei que Institui o registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem Patrimônio Carioca vai completar 10 anos, veja a lista:
05 de Março de 2024

Lei que Institui o registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem Patrimônio Carioca vai completar 10 anos, veja a lista:

Detran.RJ educa de forma lúdica no 2º dia da Semana Nacional de Trânsito
19 de Setembro de 2021

Detran.RJ educa de forma lúdica no 2º dia da Semana Nacional de Trânsito

Aguarde..