Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
VIa Diario do Rio Quintino Gomes Freire
A possibilidade de sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031 reacendeu a esperança da construção da Linha 3 do metrô no Rio de Janeiro. A candidatura conjunta da capital fluminense com Niterói inclui, entre seus principais projetos, a construção do ramal que finalmente ligaria o centro do Rio às cidades vizinhas, através de um túnel submarino atravessando a Baía de Guanabara.
Para concretizar esse sonho, Rio e Niterói precisam superar a concorrência de São Paulo e ser escolhidas como sede brasileira do evento. A proposta oficial de candidatura será enviada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) até o dia 16 de janeiro, e a decisão final do COB será anunciada em 29 de janeiro. Caso sejam escolhidas pelo COB, Rio e Niterói ainda terão que enfrentar a concorrência de Assunção, no Paraguai, na disputa pela sede do Pan de 2031. A decisão final será anunciada pela Comissão Desportiva Pan-Americana em agosto.
A Prefeitura do Rio já criou um grupo de trabalho para elaborar propostas e identificar soluções para as demandas de infraestrutura esportiva, urbana e de mobilidade. O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, afirma que a Linha 3 do metrô seria um legado incrível dos Jogos Pan-Americanos para a cidade.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!