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Na recente primeira audiência pública da ANTT sobre a EF 118, realizada de forma online em 27 de janeiro de 2025, o cenário desenhado para a infraestrutura ferroviária do Rio de Janeiro é alarmante. Com foco ostensivo apenas na formulação de critérios para o trecho Norte que conectará o Estado do Espírito Santo ao Porto de Açu em Barra de São João (RJ), o encontro demonstrou claro favorecimento à empresa Vale e ao Estado do Espírito Santo. Isto se mostrou preocupante frente à concessão para a Empresa Ferroviária Central Atlântica, inativa desde 2007.
A proposta atual ignora completamente o trecho Sul crucial para conectar o Porto de Açu a Nova Iguaçu/Porto de Itaguaí, além da ligação ferroviária planejada entre o Porto de Jaconé-Maricá e Rio Bonito, que totaliza uma extensão de 35 km. Tal omissão repudia o contrato vigente de 2023 firmado entre a ANTT e a empresa DTA.
A postura decepcionante do representante do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que em sua intervenção desconsiderou a relevância do trecho Sul, suscitou indignação. Se essa postura reflete a posição do Governador Cláudio Castro, tal atitude continuaria a demonstrar uma subserviência aos interesses da Vale, ameaçando a logística ferroviária do Estado e obstaculizando a potencial ascensão do Porto de Jaconé-Maricá como uma poderosa base logística de cargas.
A participação na terceira audiência pública da ANTT, marcada para 31 de janeiro às 14 horas na sede da Firjan, é vital. A luta pela reestabilização do Rio de Janeiro como um polo ferroviário e portuário na Região Sudeste depende de intervenção ativa e veemente contra decisões que fragilizem ainda mais nossa infraestrutura.
Endereço do Evento: Av. Graça Aranha 1
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