Rio Imagem Baixada realiza um milhão de exames no primeiro ano de funcionamento

Rio Imagem Baixada completa um milhão de exames no primeiro ano de funcionamento e amplia oferta de serviços. (Mauricio Bazilio / SES-RJ)

Rio Imagem Baixada realiza um milhão de exames no primeiro ano de funcionamento

Centro de diagnóstico do Governo do Estado está ampliando oferta de serviços, com inclusão de procedimentos como colonoscopia e endoscopia

“O Rio Imagem Baixada é atendimento de primeiro mundo”. O elogio é do servidor público, José Damião da Silva, 56 anos. Morador de Queimados, ele é um dos pacientes atendidos pelo centro de diagnóstico que completou, na quarta-feira (10/07), o primeiro ano de funcionamento, com a marca de 1 milhão de exames realizados. E, a partir de agosto, oferecerá novas análises, como endoscopia digestiva e colonoscopia. A unidade do Governo do Estado contou com investimento de R$ 90 milhões.

- Estamos destinando recursos para a ampliação e fortalecimento dos serviços de Saúde na Baixada e no interior do estado. É uma mudança efetiva na realidade da população dessas regiões, que sempre estiveram em segundo plano. Agora elas não precisam mais se deslocar até a capital para receber um diagnóstico que vai salvar vidas. O Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, está acelerando filas e reduzindo espera por exames de diagnóstico e laboratoriais - afirma o governador Cláudio Castro.

Novos exames estão sendo incorporados ao atendimento. A endoscopia digestiva e colonoscopia passam a ser ofertadas a partir de agosto. Os procedimentos são importantes no rastreio de casos de câncer de estômago e intestino, além da prevenção de outras doenças.

- O Rio Imagem Baixada atingiu um grande volume diário de atendimentos. É um orgulho muito grande comemorar o primeiro ano deste centro de diagnóstico tão importante e ver o quanto já está acontecendo e o quanto pode crescer ainda mais”, afirma a secretária de Saúde do Estado - Cláudia Mello.

Imagem: Mauricio Bazilio / SES-RJ

Sempre mais atentas à saúde delas e da família, as mulheres são a maioria dos pacientes da unidade: 72% do total, enquanto os homens são 28%. No Rio Imagem Baixada, elas encontram toda uma linha de cuidados para o público feminino, com a vantagem de oferecer diversos procedimentos num mesmo lugar. Uma paciente que tem nódulos suspeitos identificados na mamografia já é encaminhada para a realização da biópsia.

A dona de casa Cátia Gonçalves, de 57 anos, foi submetida a uma estereotaxia - biópsia por agulhamento em áreas em que há alguma alteração ou suspeita - ficou satisfeita de não ter que entrar na fila novamente para prosseguir com o tratamento.

- O atendimento no Rio Imagem Baixada é maravilhoso. Desde a classificação adequada do paciente na entrada, passando pela orientação dos médicos, assistentes sociais e atendentes. Outro fator importante é o ambiente, que acalma e favorece a realização do exame. A assistência é humanizada, com carinho e tem calor humano - disse.

Para ser atendido no centro de diagnóstico é necessário o encaminhamento de uma clínica da atenção básica, que faz a inclusão no sistema de regulação. A oferta de serviço, porém, está acelerando o andamento das filas e reduzindo a espera.

- Cheguei às 8h30 e, em meia hora, já estou sendo atendido - afirmou José Damião, que fez uma ultrassonografia de abdômen total para investigar a causa das dores de estômago.

Imagem: Mauricio Bazilio / SES-RJ

 

Por Ultima Hora em 15/07/2024
Aguarde..