Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Força Católica, Evangélica ou Militar? Entre a Fé e a Segurança, o desempate pode ser a mulher. RODRIGO AMORIM Avalia Opções para a Chapa.
O deputado RODRIGO AMORIM encontra-se em uma encruzilhada política que pode definir o futuro de sua campanha. Entre as opções, destacam-se Fred Pacheco do PMN, que traz consigo a força católica, religião seguida por mais de 108 milhões de brasileiros, ou seja 51% da população, e Felipe Soares do União, representante da força evangélica que hoje representa quase 1 terço da população e cuja Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional atualmente tem 228 integrantes: 202 deputados federais e 26 senadores.
Ou seja 172 300 000 (79,0%) são cristãos, embora a constituição no remeta ao "estado laico", no Brasil inaugurou-se nessa década, principalmente entre os evangélicos o dito "irmão vota em irmão" e cada dia mais a política e a fé andam de mão dada, inaugurando uma era de teocracia, ou seja, "governo divino".
No entanto, a mais cotada para ingressar na chapa é uma mulher, a coronel Pricilla de Oliveira Azevedo Barletta, uma militar da ativa que só poderá ser anunciada oficialmente na convenção, por ser militar da ativa.
O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com a maior proporção de mulheres, são 89,4 homens para cada 100 mulheres. Em números absolutos, são 16.055.174 de habitantes. Deste total, 8.477.499 (52,8%) são mulheres e 7.577.675 (47,2%) são homens.
Ainda tem o fator que a população brasileira está tendo mais orgulho em se reconhecer mais “escurecida”. Essa é uma constatação de especialistas após os mais recentes resultados do Censo 2022, que revelaram que 55,5% da população se identifica como preta ou parda.
Por outro lado, a segurança pública é uma das principais preocupações dos cariocas, conforme apontam pesquisas recentes.
O Rio de Janeiro, segundo um jornal britânico, está entre as cidades mais perigosas do mundo para turistas, ocupando a sétima posição com uma taxa de 77,43 de crime e 22,57 de segurança. À frente do Rio estão Caracas, na Venezuela (1º), Pretória (2º), Durban (3º) e Joanesburgo (4º), na África do Sul, Port Moresby (5º), em Papua-Nova Guiné e San Pedro Sula (6º), em Honduras.
Este dado pode influenciar a escolha de Rodrigo Amorim, que vê na Coronel Pricilla uma figura de liderança e segurança, além de um símbolo de bravura e integridade.
A Trajetória da Coronel Pricilla
Pricilla de Oliveira Azevedo Barletta, é uma policial militar brasileira com uma carreira marcada por desafios e conquistas. Ela foi a primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade Santa Marta, na Zona Sul do Rio, entre 2008 e 2011.
Formada em direito e com especializações em Policia Comunitária e Segurança Cidadã, Pricilla tem uma trajetória exemplar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
Premiações e Reconhecimento
A coronel Pricilla foi agraciada com diversos prêmios, incluindo o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem em 2012, entregue pela então secretária de estado americana, Hillary Clinton, e a primeira dama, Michelle Obama. Ela também recebeu a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a Medalha Mérito D. João VI da PMERJ.
Tentativas de Assassinato
A vida de Pricilla não foi isenta de perigos. Em 2007, ela foi sequestrada e torturada por criminosos em Niterói, mas conseguiu escapar e prender seus sequestradores.
Em 2014, traficantes da Rocinha planejaram sua morte, mas ela sobreviveu e continuou sua missão de pacificação.
Impacto na Campanha
A possível inclusão de Pricilla na chapa de RODRIGO AMORIM pode trazer um novo fôlego à campanha, e pode ser o caminho para o segundo turno, e uma vitória sobre Paes que vem perdendo todo eleitorado de esquerda para Tarcisio Motta por insistir numa chapa puro-sangue.
Rodrigo pode ter uma aliada de peso vindo do PMN, destacando a segurança pública como prioridade e aproveitando a imagem de uma mulher corajosa e comprometida com a justiça.
Fotos e Fontes: Redes Sociais
Por Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais Facebook, Instagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.
#PrefeituraRJ #ALERJ #Eleições2024 #EleicoesMunicipaisRJ #Politica #EleiçõesMunicipais #DançaDasCadeiras #PolíticaESTADO #MarceloQueiroz #Ramagem #TarcisioMotta
#OtoniDePaula #TaliriaPetrone #DimasGadelha #MaxLemos #PedroPauloPSD #EduardoPaes #ChrisTonietto #EduardoPazuello #RamagemPrefeito #SegurançaRJ #BarraDaTijuca #ChagasBola #MudançaRJ #CidadeSegura #DelegadoRamagem #FeirasCariocas #SegurançaPública #CulturaRJ #EconomiaLocal #GuardaMunicipal #RioDeJaneiro #ComércioTradicional #ProtagonismoMunicipal #Cidadania #RodrigoAmorim #SegurançaPública #Eleições2023 #CoronelPricilla #RioDeJaneiro #ForçaMilitar #PMERJ #MulheresDeCoragem #FredPacheco #FelipeSoares #União #PMN #UPP #Justiça #Segurança #Política