Rosário Desgastado, do escritor Luiz Eudes

Rosário Desgastado, do escritor Luiz Eudes

O romance Rosário Desgastado de Luiz Eudes é um retrato comovente da vida rural brasileira, com a morte como tema central que permeia toda a narrativa. Através da história da família do fazendeiro Abelardo e sua esposa Santinha, juntamente com seu filho João e a prima Rita, somos levados a mergulhar nas profundezas dos desafios que enfrentam ao longo de suas existências.

O livro apresenta uma narrativa habilidosa e precisa, que revela a plena capacidade do autor em retratar a vida no campo. Descrevendo minuciosamente o cotidiano dos personagens, Eudes abre caminho para que possamos conhecer mais sobre a relação deles com a terra e com a morte, elementos que são, em última análise, fundamentais para a compreensão da mensagem mais profunda do livro.

A trama gira em torno da morte, que surge no primeiro capítulo, e que afeta profundamente a família de Abelardo e Santinha, bem como a comunidade em que vivem e é o fio condutor da história, por meio do qual o autor explora questões como a dor, a saudade, a religiosidade e a importância das tradições culturais para os habitantes do campo.

A personagem de Abelardo é particularmente interessante, já que encapsula muitas das tensões que existem entre o desejo de manter as tradições agrícolas e o desejo de modernização e crescimento. Enquanto Abelardo é um defensor dos modos de vida tradicionais, seu filho João sonha em partir para uma cidade maior em busca de estudos e construir uma vida diferente.

Rosário Desgastado é uma obra que emociona e provoca reflexões sobre a vida, a morte e a cultura brasileira. É um testemunho da qualidade literária do autor Luiz Eudes, que apresenta uma prosa envolvente e delicada, que convida o leitor a mergulhar na complexa tapeçaria da vida no mundo rural.

Luiz Eudes é de Sátiro Dias, Bahia.

Escritor, roteirista, cineasta, curador, ativista cultural e especialista em Teoria Literária.

Organizou várias coletâneas e participa de diversas antologias no Brasil e em Portugal. É autor dos livros de contos Noite de Festa, Tempo de Sonhos, Tarde de Chuva e Leves Sombras, da novela Cangalha do Vento (publicada também em Portugal e em Angola e traduzida para o italiano), dos infantis Baleia e a família perdida, publicado pela série Bichinhos Literários, em São Paulo; e Vinagre, o Cachorro, sob encomenda para o Colégio Europa, em Minas Gerais. E do recente romance Rosário Desgastado (traduzido para o italiano).

Curador da III edição da FliPaiaiá (Paiaiá, Nova Soure), do Sarau da Cidade e do Literatura com Cachaça (Alagoinhas). E secretário do Simpósio de Academias de Letras (São Cristovão -  SE).

Escritor premiado, recebeu, entre outras, a Comenda Maria Feijó (Câmara de Vereadores de Alagoinhas), o Título de Importância Cultura (União Baiana de Escritores), a Comenda Rachel de Queiróz (Academia de Letras de Fortaleza), o título de Honra ao Mérito Cultural (no Tribunal de Justiça de Sergipe) e o título de cidadão pedronense (Câmara de vereadores de Pedrão).

É membro da Academia de Cultura da Bahia, da Casa do Poeta de Alagoinhas e da Academia de Letras do Vale do Itapicuru. Sócio da União Brasileira de Escritores (São Paulo), da União Baiana de Escritores (Salvador), membro correspondente da Academia de Letras de Fortaleza e da Confraria Sancristovense de História e Memória. E pertence ao Círculo Acadêmico de Letras e Artes de Moçambique. 

Por Ultima Hora em 07/02/2024

Comentários

  • Que resenha supimpa! O Luiz Eudes é um porreta, como diria Jorge Amado, no seu vocabulário popular! Seus escritos são sempre convidativos e, por que não dizer, um verdadeiro cabedal de ensinamentos sobre a vida no nosso sertão. Leiam, o quanto antes, Cagalha do Vento. É u\'a obra primorosa.
    ANTONIO MARIO BASTOS
    07/02/2024

Notícias Relacionadas

Maior vidente do Brasil, revela quem será o ganhador do BBB24
15 de Fevereiro de 2024

Maior vidente do Brasil, revela quem será o ganhador do BBB24

Governo Sem Cor (recorte racial do Governo Lula)
22 de Dezembro de 2022

Governo Sem Cor (recorte racial do Governo Lula)

Cristo Redentor recebe iluminação especial, nesta segunda (25), no combate ao feminicídio
25 de Novembro de 2024

Cristo Redentor recebe iluminação especial, nesta segunda (25), no combate ao feminicídio

Com casamento na corda bamba, Giovanna Ewbank compra apê para morar com os filhos
06 de Novembro de 2023

Com casamento na corda bamba, Giovanna Ewbank compra apê para morar com os filhos

Aguarde..