Saade, promove Sarau Líbero-Musical da One Real

Saade, promove Sarau Líbero-Musical da One Real

Em sua terceira edição, o sarau Meta no Beco, do coletivo de artistas One Real, ocupou o  icônico Bottle's Club, no Beco das Garrafas, em Copacabana, na noite de quarta (6/12), com a casa cheia,  promovendo um encontro entre a música e a literatura.

“É uma alegria imensa poder abraçar os amigos neste final de ano. Como sempre, trazemos novidades, e a desta noite é a participação da Fundação SM, que, como nós, contribui com a vanguarda da arte dando espaço para novos autores”, disse a anfitriã Jehane Saade, idealizadora do projeto.

Carlos Eduardo Braga, Gestor de Negócios de Literatura do Grupo SM, apresentou o trabalho da empresa na área editorial e de educação e falou das conexões com o mundo das artes, simbolizada na participação no sarau.

“A Fundação SM surgiu na Espanha e hoje está em nove países. Trabalhamos com quatro pilares: o primeiro é trazer equidade educacional, e não tem como falar de educação sem falar em arte. O resultado do Pisa divulgado recentemente mostrou o déficit educacional do Brasil, que é muito cruel, porque não nos dá a oportunidade de democratizar a arte”, afirmou Carlos, que é também historiador e artista plástico.

Ele listou os outros três pilares que norteiam o trabalho da fundação — pensar a formação continuada de educadores; alcançar o aluno que vive em situação de exclusão por meio de ações socioeducativas; e fomentar a leitura e a escrita — e apresentou o próximo lançamento do projeto “Brasil e Suas Vozes”, que estreou em 2021 com a intenção de “romper os espaços geográficos”, trazendo a diversidade da produção literária brasileira.

“Vocês estão tendo o privilégio de serem os primeiros a conhecer ‘O Rio do Meu Tio’, um livro infantojuvenil em que provoquei a Lúcia para trazermos a estética do Rio de Janeiro”, disse Carlos Eduardo, introduzindo a autora do livro, Lucia Fidalgo.

“Foi uma honra o convite para escrever sobre o Rio. O livro conta a história de um menino cujo sonho era conhecer essa cidade. Sou carioca da gema e tenho uma paixão por essa cidade, foi uma alegria, é uma honra falar sobre ela”, disse a escritora.

Se o projeto Brasil e Suas Vozes busca a diversidade literária do país, o sarau Meta no Beco cumpre o mesmo papel na música, reunindo artistas novos e independentes de variados estados e estilos, como ficou provado mais uma vez no encontro de quarta.

A noite foi aberta pelo cantor Madu, que mostrou versões para o xote “Deus me Proteja” (Chico César), “Os Mais Doces Bárbaros” (Caetano Veloso), “Aguenta Coração” (José Augusto) e duas canções de Tom Zé: “Sonho Colorido de Um Pintor” e “Tô”.

Saade, a anfitriã da noite, também mostrou seu talento, estreando sua composição “Palavras Pequenas”. Cláudio Frêp levou ao palco seu “Manifesto Caboclo”, texto e EP, com canções como “Flor de Jambeiro” e “Amor Perfeito”.
Um dos grandes destaques da noite foi a animação dos convidados pernambucanos, que mobilizaram o público que lotou o Bottle’s. 

Ceceu Valença (filho de Alceu) cantou seu sucesso “Doce Menina” e dividiu os clássicos “Chega de Saudade” e “Sina” com Saade. Na sequência, o cantor Bedai mostrou suas composições “Fogo no Brasa” e “Desenho de Deus”, sucesso na voz de Armandinho. Também agradeceu “à guerreira Jehane Saade” pela criação do sarau.

“É muito fundamental a força, a fé, todo mundo reunido aqui. Todo mundo tem seu trabalho, tem muita coisa séria envolvida, uma salva de palmas para o projeto”, disse Bedai. 

Dentro do espírito colaborativo e improvisado do sarau, ele assumiu a bateria para a apresentação da jovem Becky Bee, de 26 anos, vinda do Mato Grosso do Sul para apresentar seu reggae “Deixa Eu Ser Assim” e o rap “Culpa-me” que compôs para seu filho.

Os shows do sarau foram registrados em vídeo e estão em negociação com emissoras. A plataforma onereal.tv já disponibiliza o podcast da marca e pode ser acessado no site por 'One Cast' e estão sendo gravados no centro do Rio, no Clube Empreendedor, numa iniciativa com da agiradira cultural com o empresário Rafael Ponzi. 

“A One Real é uma marca voltada ao crescimento de artistas independentes, um coletivo que apoia artistas na construção de bens patrimoniais e geração de conteúdo de valor para nossa sociedade”, disse Saade que além de tudo brilha nos palcos.

O sarau idealizado pela cantora e empresária volta aos palcos em 2024, com o lançamento do instituto cultural e continuando sua missão de inovar a articulação e o desenvolvimento do meio artístico, na busca por novos talentos.

Por Ultima Hora em 15/12/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Eleições 2024 no Rio de Janeiro: a maior zona eleitoral de Jacarepaguá em clima de disputa acirrada
06 de Outubro de 2024

Eleições 2024 no Rio de Janeiro: a maior zona eleitoral de Jacarepaguá em clima de disputa acirrada

Semantix Data Summit reuniu mais de 500 participantes entre C-levels, líderes e gestores
26 de Outubro de 2022

Semantix Data Summit reuniu mais de 500 participantes entre C-levels, líderes e gestores

3º Congresso Internacional, Caminho Azul, em Niterói  
04 de Julho de 2024

3º Congresso Internacional, Caminho Azul, em Niterói  

Brasileiros na Copa do Mundo de Footgolf 2023 Orlando FL, EUA
12 de Julho de 2023

Brasileiros na Copa do Mundo de Footgolf 2023 Orlando FL, EUA

Aguarde..