SÁBADO DAS CAMPEÃS TEM UMA CAMPEÃ HÁ 16 ANOS CONSECUTIVOS

SÁBADO DAS CAMPEÃS TEM UMA CAMPEÃ HÁ 16 ANOS CONSECUTIVOS

 

Se o quesito for inclusão, a nota é dez.  A Embaixadores da Alegria, primeira escola de samba do mundo voltada às pessoas com deficiência, faz o seu 16º desfile no Sábado das Campeãs, no próximo dia 17, com muita criatividade e leveza. Considerada mais do que uma escola de samba, uma escola vida, a Embaixadores da Alegria entra mais uma vez no terreiro sagrado do samba com as bênçãos da Liesa, que comemora 40 anos neste carnaval, e os apoios da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, da Riotur, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e da Fecomércio. 

A escola vai reviver, na Marquês de Sapucaí, o incrível desfile de 2018 com o enredo “Super-heróis da alegria”, que fala dos pais, responsáveis, pessoas que cuidam e trabalham para que seus filhos ou entes queridos com deficiência possam ter alegria de viver.
 
“Observamos o quanto a presença dessas pessoas influencia na qualidade de vida da pessoa com deficiência, além da atmosfera cultura e educacional. É um estímulo muito importante”, explica o cofundador da associação Caio Leitão, publicitário, especialista em marketing de conteúdos, em cultura acessível e que vive engajado em vários projetos culturais para o Rio, como a segunda edição do festival "O Que Move Você?", que será realizada em setembro na cidade.
 
Em seus 17 anos de existência, a associação sem fins lucrativos já levou ao maior espetáculo da Terra mais de 18 mil pessoas com e sem deficiência, participando gratuitamente dos desfiles acessíveis. A proposta da Embaixadores da Alegria é utilizar a cultura, o samba, a arte e educação como instrumentos de inclusão social. Este ano, a escola levará para o sambódromo 1.200 componentes, sendo 280 na bateria, 01 casal de mestre-sala e porta-bandeira cadeirante e a eterna rainha de bateria com Síndrome de Down. E ainda tem dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, em que cada casal tem pelo menos uma pessoa com deficiência.

Por Neno Ferreira 'No social' em 16/02/2024
Publicidade
Aguarde..