Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Após o primeiro livro “Bem me quero, bem me cuido”, de 2021, Tatiana Mendes autografa agora “Ampliando Olhares – Preconceitos, Prevenções e Cuidados”, nesta sexta-feira (7), das 14h às 17h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação “Livros para Voar” é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, realizada através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).
“Desde a minha adolescência eu tinha vontade de trabalhar e desenvolver algum projeto voltado para a dependência química. Minha mãe morreu de cirrose hepática em decorrência da dependência de álcool. Desde então, comecei a estudar. Dentro dessa temática, escrevi a minha monografia na graduação. Trabalhei na área e decidi fazer o livro “Ampliando Olhares” para trazer a importância de falar sobre os preconceitos e tabus que giram em torno do tema e também orientar não só profissionais, mas familiares e os próprios dependentes químicos que muitas vezes não sabem que portam uma doença que é progressiva, mas que tem tratamento. O livro destaca a forma de tratamento, a legislação brasileira e um olhar para além do sujeito”, disse a psicóloga.
Tatiana Mendes fez a coordenação dessa obra que conta com textos dela e de João Paulo Motta Mauá, José Antônio Batista da Costa, Barbara Oliveira Silva Araujo, Renata Cristina Santiago Costa, Eduardo Medeiros, Rute Cristina Espiridião, Rafael Hudson da Silva Correa, Elaine Miranda e Simone Leite.
“Gosto de ler livros referentes à minha abordagem teórica, gestalt- terapia, psicologia, dependência química, espiritualidade e religião. Entre os autores que admiro estão Karina Okajima Fukumitsu, e Augusto Cury”, conta a escritora, que destaca a importância de psicoeducar, estimular a leitura e propagar grandes autores da Baixada Fluminense.
Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; Loja Caçula Nova Iguaçu e no Cras Terras de Marambaia.
Livro: “Ampliando Olhares – Preconceitos, Prevenções e Cuidados” – coordenação editorial Tatiana Mendes
Dia: Sexta-feira - 7 de julho
Hora: 14h às 17h
Local: Sala de Leitura Fenig – terceiro piso – TopShopping – Centro de Nova Iguaçu.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!