Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Enquanto dormimos nossos órgãos fazem seu trabalho de manter a vida, diminuem seus ritmos, mas ficam alertas e nos defendem.
E o que nós fazemos pelo nosso corpo enquanto estamos acordados?
Afinal, de quem é a responsabilidade pela nossa saúde?
A informação sobre o funcionamento do corpo, aparece nos últimos tempos, dividida em blocos especializados, onde o gastroenterologista fala da prevenção de doenças do sistema digestivo; o cardiologista nos ensina a manter a saúde do coração; o endocrinologista pensa em nossos hormônios e na balança (que volta e meia nos assusta); o dentista fala sobre a saúde oral. Claro que alguns especialistas veem muito mais do que isso. Veem o indivíduo como um todo.
Mas podemos seguir assim, com o corpo dividido entre os especialistas. Até que alguém apareça para juntar as peças do quebra cabeça.
Quem pode juntar essas peças melhor do que eu mesma?
Eu conheço o meu corpo. Sei o que me faz bem. Sei das minhas angústias, no lugar complexo onde vivo, da forma como me alimento e cuido da minha saúde.
De verdade? Só você mesmo sabe disso. E como você vai dividir toda a sua complexidade como pessoa com os outros?
Vemos sempre recomendações padronizadas: alimentação saudável, exercícios físicos constantes, não fumar, não fazer uso abusivo de álcool e outras substâncias, ter boa qualidade no sono, não sofrer por estresse.
Mas, vamos lá!
Temos ido aos inúmeros médicos especialistas para cuidar de nossa saúde e saímos tristes, e até aborrecidos quando não prescrevem um remédio ou não pedem exames, não é mesmo?
Coluna Comunicação e Saúde
Por Dra. Cida Vidon - Cirurgiã-dentista, Mestre em Diversidade e Inclusão –UFF, Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, Especialista em Política, Planejamento e Gestão em Saúde Pública, Especialista em Odontologia do Trabalho, Especialista em Prótese Dental, Divulgadora da Comunicação não violenta, Servidora Pública na Secretaria Municipal de Saúde - MRJ.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!