Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável assina convênio para fortalecer conselhos para idosos

Acordo assinado prev

Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável assina convênio para fortalecer conselhos para idosos

Parceria com o Ministério Público e Conselho Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa vai oferecer capacitação para os municípios, orientando sobre gestão e criação dos conselhos municipais.

A Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Conselho Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) assinaram, nesta quinta-feira (27/07), um convênio para promover capacitações para os 92 municípios do estado, com o objetivo de fortalecer a política estadual de proteção e bem-estar da pessoa idosa. A parceria vai auxiliar na implementação dos conselhos e fundos municipais da pessoa idosa, além de trabalhar para que funcionem de maneira efetiva. 

O acordo prevê nove capacitações com o tema “A importância das políticas de atenção às pessoas idosas e dos seus conselhos de direito”, em todas as regiões do estado. As aulas têm início previsto para setembro deste ano. Nos encontros, os participantes receberão instruções de como criar e fomentar um conselho municipal, como utilizar o fundo municipal, entre outros assuntos. Um levantamento do CEDEPI apontou que, dos 92 municípios do estado, apenas 67 possuem conselho municipal voltado à pessoa idosa. A ideia é verificar o funcionamento dos que já existem e estimular a criação de outros, nas cidades que ainda não o instituíram. 

O secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, reforçou que o governo está empenhado na difusão de Conselhos e Fundos Municipais da pessoa idosa em todos os municípios fluminenses.

 - Acreditamos que a parceria com o MPRJ é muito importante para potencializar essa iniciativa, auxiliando na aproximação com os municípios. Queremos chegar ao número de 92 cidades com conselhos formados e capacitados, incentivando também a criação dos fundos municipais. Iremos trabalhar junto com o MPRJ e o Conselho Estadual para atingir esse objetivo - afirmou o secretário. 

O convênio também vai trabalhar a capacitação continuada de conselheiros, buscando o pleno funcionamento dos órgãos. 

- O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro entende como de suma importância a valorização de Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Parabenizo a iniciativa, que é extremamente relevante para a sociedade e para a implementação de políticas de proteção às pessoas idosas em nosso estado - destacou o procurador-geral do MPRJ, Luciano Mattos. 

A promotora de Justiça Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso (CAO Idoso), ressaltou que a articulação do MPRJ com a secretaria estadual e com o CEDEPI é fundamental para que os conselhos cheguem a todo o estado e fortaleçam sua atuação.

 - Os conselhos são espaços onde existe o debate, o fomento das políticas públicas e o controle social. Além disso, o convênio prevê a capacitação dos conselheiros, de forma que eles atuem de maneira mais resolutiva, e também estimula a criação dos fundos, para obter recursos que serão destinados às ações voltadas para as pessoas idosas dos seus respectivos municípios - disse Cristiane Branquinho. 

A cerimônia de assinatura aconteceu na sede do MPRJ, no Centro do Rio, e contou com a presença do secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, do procurador-geral do MPRJ, Luciano Mattos, da procuradora do CAO Idoso, Cristiane Branquinho, da superintendente da Pessoa Idosa da Seijes, Lícia Mattesco, e da presidente do CEDEPI, Maria José Ponciano.

Por Ultima Hora em 29/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

A concessionária Iguá investirá R$ 250 milhões nas operações de limpeza das lagoas da Zona Oeste do Rio até 2025
08 de Fevereiro de 2023

A concessionária Iguá investirá R$ 250 milhões nas operações de limpeza das lagoas da Zona Oeste do Rio até 2025

União da Ilha do Governador:  Patrimônio Cultural do Rio à Vista
27 de Junho de 2024

União da Ilha do Governador: Patrimônio Cultural do Rio à Vista

Biblioteca Parque Estadual será polo de curso sobre criação de jogos eletrônicos
07 de Agosto de 2023

Biblioteca Parque Estadual será polo de curso sobre criação de jogos eletrônicos

Rio promove neste sábado Dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes
14 de Outubro de 2021

Rio promove neste sábado Dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes

Aguarde..