Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Nesta quarta-feira (14/6), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) formou os últimos 73 Núcleos de Pertencimento do Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país. Integrada na programação do II Fórum da Juventude Rio2030, a maior cerimônia de formatura da iniciativa aconteceu no Maracanãzinho, Zona Norte da capital fluminense, com 2.400 alunos, e marcou o fim do primeiro ciclo do programa.
“De forma democrática e transparente, o Ambiente Jovem conseguiu levar conhecimento, cidadania e protagonismo para os jovens de cada canto desse estado. O maior programa de educação ambiental do país está transformando e continuará fazendo cada vez mais”, celebrou o vice-governador, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e idealizador do Ambiente Jovem, Thiago Pampolha.
Lançada em março de 2022, a iniciativa já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes beneficiados. Em março deste ano, Pampolha anunciou a reformulação e ampliação do programa que, nos próximos meses, abrirá milhares de novas vagas.
“O Ambiente Jovem é a confirmação da confiança do Governo do Estado na juventude para avançar na pauta ambiental. Esse é só o começo para a construção de um planeta melhor para nós e para as próximas gerações”, destacou o embaixador do Ambiente Jovem, o estudante Marcos Vinícios Botelho. Na ocasião, também foi anunciada a nova embaixadora da iniciativa, Larissa Eugênio, ex-aluna do programa.
Com a conclusão do ciclo, o Rio de Janeiro ganhou agentes de transformação de norte a sul. Entre os 73 NUPs formados na ocasião, estiveram presentes as cidades de Petrópolis, Maricá, Guapimirim, Campos dos Goytacazes, Barra do Piraí e Paraty, além de diversos bairros da capital fluminense, como Santa Cruz, Vila Kennedy e Vargem Grande.
O Ambiente Jovem tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades, além de orientá-los sobre inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior, bem como sobre alternativas de geração de renda através de uma visão empreendedora e sustentável.
Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final do programa, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade, que pode ser direcionado a diversos temas como reaproveitamento de água, reciclagem, saneamento básico, entre outros.
II Fórum da Juventude Rio2030
A terceira cerimônia de formatura do Ambiente Jovem integrou a programação do II Fórum da Juventude Rio2030. A iniciativa buscou conectar centenas de jovens para pensar soluções e acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU a partir da visão da juventude.
Neste ano, o fórum propôs uma maior integração com os cenários e discussões da juventude internacional, além de painéis com autoridades, especialistas e representantes da nova geração. A iniciativa ainda contou com uma série de referências culturais, como performances artísticas, batalhas de rima e outras dinâmicas, para tornar o evento uma experiência criativa e inovadora.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!