Secretário de Habitação do Rio, Dep. Cláudio Caiado, destaca avanços na regularização fundiária e tecnologia por meio do aplicativo

No último evento do Empreende Rio , realizado no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Deputado Estadual e atual Secretário de Habitação do Rio de Janeiro, Cláudio Caiado, abordou temas de grande relevância para a cidade, incluindo tecnologia e regularização fundiária. O encontro reuniu empresários e representantes do poder público, consolidando o objetivo de estreitar a interação entre as esferas privadas e governamentais.

Durante sua participação, Caiado destacou os esforços da Prefeitura do Rio, sob a gestão do prefeito Eduardo Paes, em agilizar e aprimorar os processos de regularização fundiária por meio da Plataforma da Secretária. A iniciativa, que recebeu um orçamento de 50 milhões de dólares, tem como foco entregar títulos de propriedade a moradores de áreas vulneráveis, como Tijuquinha, Bangu e Jacarepaguá. “Estamos avançando muito nesse processo, levando mais dignidade aos moradores de favelas e diminuindo o déficit habitacional na cidade”, afirmou.

Além disso, Caiado ressaltou uma parceria com o governo federal no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. "Esse é um processo mais longo, mas já tivemos entregas em Santa Cruz e esperamos mais resultados no próximo ano. Essa parceria com o presidente Lula será essencial para seguirmos com segurança o déficit habitacional no Rio", explicou.

A Secretaria Municipal de Habitação (SMH) planeja, coordena e executa a política habitacional da cidade do Rio de Janeiro. A SMH atua na urbanização e regularização fundiária de favelas e loteamentos, ao mesmo tempo em que promove a construção de moradias em áreas dotadas de infraestrutura, buscando atender principalmente a população de baixa renda.

A missão da SMH é garantir o acesso à moradia legal e à infraestrutura urbana como direitos sociais básicos, tendo como foco a inclusão social e o respeito ao meio ambiente, num processo integrado de planejamento urbano, com a participação da sociedade. Entre as principais ações de integração urbana e social da SMH estão os Programas de Aceleração do Crescimento (PAC), Pró-Moradia e Favela-Bairro; a regularização urbana e fundiária de loteamentos e da propriedade, nas áreas dos programas da Secretaria e as ações sociais planejadas e executadas pela Coordenadoria de Inclusão Social.

Na construção de moradias, a Secretaria conta com o Programa Minha Casa, Minha Vida no Rio que oferece habitações para famílias que ganham até 10 salários mínimos, com prioridade para as que ganham até três salários mínimos. A SMH possui ainda o Programa Novas Alternativas, que promove a reabilitação e construção de moradias em casarões, ruínas e terrenos subutilizados, nas áreas centrais da cidade.

A Secretaria Municipal de Habitação tem em sua estrutura a Coordenadoria de Planejamento e Projetos, para gerenciamento dos projetos e atividades, composições dos custos de obras e projetos da SMH; a Coordenadoria de Obras, na execução e fiscalização das obras e respectivos contratos; e a Coordenadoria de Fomento à Produção Habitacional que propõe e implanta políticas habitacionais para a ocupação ordenada do solo urbano, incrementando a produção de moradias, em especial para as famílias com renda de até três salários mínimos.

Outro destaque foi a tecnologia aplicada à gestão pública. Cláudio Caiado apresentou a plataforma Habita Rio, que permite monitorar e acessar informações apresentadas sobre os projetos da Secretaria de Habitação. “Com essa plataforma, temos controle total dos processos, desde a regularização fundiária até o custo e impacto de projetos específicos. Isso traz mais transparência e eficiência à gestão pública”, disse.

Na área legislativa, Caiado comentou sobre dois projetos importantes. O primeiro combate a receptação de produtos roubados, enquanto o segundo trata da regularização do IPVA em atraso, beneficiando milhares de cidadãos que enfrentaram dificuldades financeiras durante a pandemia. “Embora ainda tenhamos desafios para superar vetos, já avançamos bastante, garantindo que os proprietários possam regularizar seus veículos ao aderir ao programa”, destacou.

O evento reafirmou o compromisso do secretário em integrar tecnologia, transparência e ações sociais em suas iniciativas, fortalecendo a relação entre o poder público e a sociedade.

Por Jéssica Porto e Robson Talber

Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

 

 

Por Ultima Hora em 04/12/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Dia Mundial do Meio Ambiente na Ilha do Governador tem plantio da majestosa árvore Baobá
06 de Junho de 2023

Dia Mundial do Meio Ambiente na Ilha do Governador tem plantio da majestosa árvore Baobá

Grande Prêmio São Paulo de F1 movimentou R$ 1 bilhão
16 de Novembro de 2021

Grande Prêmio São Paulo de F1 movimentou R$ 1 bilhão

Gari é morta a facadas no meio da rua em Belford Roxo. Foto: Reprodução / Redes Sociais
30 de Junho de 2024

Gari é morta a facadas no meio da rua em Belford Roxo. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Ex-atacante do Fluminense, Fred, é vítima de assalto à mão armada
24 de Novembro de 2023

Ex-atacante do Fluminense, Fred, é vítima de assalto à mão armada

Aguarde..