Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Um grupo formado por senadores que compõe a base aliada do presidente Jair Bolsonaro na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid, tem cobrado a convocação de governadores na investigação.
A ideia é tirar o governo federal dos holofotes da investigação. Já existe até o momento, requerimentos para ouvir pelo menos quatro governadores: Wilson Lima, do Amazonas, João Doria, de São Paulo, Helder Barbalho, do Pará e Rui Costa, da Bahia.
Leia também: CPI terá que apurar se houve a omissão do governo na compra de vacinas
Bolsonaro sob o tom contra Renan Calheiros e declara que gostaria de estar na CPI da Covid
"E qual o problema de chamar algum governador aqui? Queremos investigar o repasse dos recursos na compra de respiradores, oxigênio, abertura de leitos", declarou o vice-líder de governo, Marcos Rogério, integrante da comissão e um apoiador de Bolsonaro no Senado.
Esses governadores acompanham em seus estados investigações que apuram desvios nas compras de respiradores. A base governista busca centrar seus esforços para esse lado que puxa a responsabilidade para as unidades da federação e tentar atenuar todo o foco que tem se dado até o momento, ao Palácio do Planalto, ou seja, ao Governo Federal.
Vale destacar que esse grupo é minoritário na comissão e que sabe, que nos próximos dias os nomes que irão depor na CPI da Covid são nomes que tem poder de dificultar a situação do Governo Federal na CPI.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.