Sessão na Alerj homenageia mulheres de destaque no RJ

Deputada C

Sessão na Alerj homenageia mulheres de destaque no RJ

Autora da Lei estadual que instituiu o Março Violeta, mês de combate à discriminação das mulheres no mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro, a deputada Célia Jordão (PL) realizou, nesta segunda-feira (29/04), uma sessão solene na Alerj para homenagear o trabalho de mulheres que se destacaram por sua contribuição à causa e discutir os principais desafios e avanços na luta por igualdade de salários.

“Estamos aqui, hoje, para, através do reconhecimento do trabalho de todas vocês, mostrarmos a outras mulheres que vale a pena continuar lutando pela valorização das mulheres no mercado de trabalho. Alcançar a plena igualdade de gênero exige a ampliação de políticas públicas que permitam a conquista efetiva de espaços de poder pelas mulheres”, defendeu a deputada Célia Jordão, que é formada em Direito, procuradora concursada da Câmara Municipal de Angra dos Reis e mãe de duas meninas.

Muito ligada à defesa das mulheres, a deputada estadual Célia Jordão é também autora do Programa de Informação sobre a Política de Combate à Discriminação de Mulheres no Mercado de Trabalho no Estado do Rio de Janeiro e da Lei 9662/2022, que estabelece nas unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e nos Centros de Geração de Emprego e Renda a reserva de vagas para vítimas de violência doméstica.

Presente no evento, a primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, foi uma das homenageadas e recebeu a Moção de Aplausos. Já a reitora da Universidade Cândido Mendes, Andreya Navarro, recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria da Casa. 

Também foram homenageadas a Presidente da Faetec, Caroline Alves; a Secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros; a Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello; e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes. 

“A luta pelo combate à discriminação da mulher no mercado de trabalho passa pela busca da sua autonomia, e ela somente é conquistada através de parcerias permanentes com projetos de capacitação dessas mulheres e aberturas de novas vagas, para construirmos todas juntas uma política pública sólida nesse sentido. Por isso, a parceria com a Faetec é muito importante¨, ressaltou a primeira-dama do Estado, Analine Castro.

A reitora Andreya Navarro, falou sobre os desafios que precisam ser enfrentados para reconhecer a importância das mulheres no mercado de trabalho.

“Dados do IBGE apontam que mais de 48% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres e elas já são maioria também no Ensino Superior. No entanto, mesmo tendo igual nível de escolaridade, as mulheres recebem 64% da remuneração dos homens. A campanha Março Violeta me remete à mística dessa cor, que representa transformação. Uma cor simbólica que traz a importância do equilíbrio na participação de cada componente. Por isso, essa é uma data que deve ser sempre celebrada¨, afirmou a reitora.

Por Ultima Hora em 29/04/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Eletrônicos e eletrodomésticos lideram vendas no e-commerce
07 de Março de 2023

Eletrônicos e eletrodomésticos lideram vendas no e-commerce

Incra tenta anular compra de área gigante na Amazônia por grupo estrangeiro
28 de Fevereiro de 2023

Incra tenta anular compra de área gigante na Amazônia por grupo estrangeiro

'Osso é vendido e não dado', diz cartaz em açougue; tá osso pra você, pro Guedes não
05 de Outubro de 2021

'Osso é vendido e não dado', diz cartaz em açougue; tá osso pra você, pro Guedes não

Classes C e D/E impulsionam crescimento da conectividade no país
16 de Novembro de 2023

Classes C e D/E impulsionam crescimento da conectividade no país

Aguarde..