Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
No ADXC 7, realizado no Rio Centro, Solange Cavalcante, mãe de Jesias Cavalcante, participou com o Jornal da República detalhes emocionantes da trajetória do filho, um dos maiores nomes das artes marciais. Bicampeão mundial em 2006 e 2007, Jesias é um exemplo de determinação e talento, mas, segundo Solange, sua jornada começou com muita energia e desafios.
"Ele sempre teve muita energia, e eu pensei: preciso encontrar uma forma de canalizá-la. Assim, ele foi mudando de modalidade, experimentando jiu-jitsu e luta livre, até que aos 16 anos, Pedro Gama Filho, que infelizmente já faleceu, viu o potencial dele e decidiu levá-lo ao Colorado para treinar luta olímpica", contou Solange.
A mudança não foi simples. Na época, Jesias ainda estava no ensino médio e já havia passado na primeira fase da UERJ, onde planejava cursar Filosofia, inspirado pela filosofia das artes marciais. “Fiquei preocupado, mas Pedro Gama Filho garantiu que arcaria com os estudos dele. Isso foi um incidente”, relembra.
Foi então que a carreira de Jesias ganhou um novo boato. Ele foi convidado pela equipe American Top Team, onde desenvolveu sua técnica e começou a se destacar internacionalmente, até explodir no cenário de lutas japonesas.
"Ele sempre foi disciplinado e dedicado, a luta trouxe ainda mais foco e caráter. Acho importante que os pais incentivem seus filhos a praticar esportes de combate. É uma forma de desenvolver a disciplina, criar amizades e fortalecer o caráter", destacou Solange, emocionado.
Sobre a importância de escolher uma boa academia e bons mestres, Solange foi categórica: "Tem que ser um ambiente sério, com professores que realmente cuidam da formação da criança. A luta não é sobre violência, é sobre disciplina e respeito."
Participar do ADXC 7 no Rio de Janeiro foi uma experiência marcante para Solange. "Já vi competir nos Estados Unidos, mas aqui é diferente. A energia da torcida é incrível", afirmou, orgulhosa do filho que não apenas títulos acumulados, mas também inspira jovens atletas ao redor do mundo.
Com uma trajetória marcada por superação e conquistas, Jesias Cavalcante segue brilhando, e Solange, como mãe e maior incentivadora, continua sendo parte fundamental dessa história de sucesso.
Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Dj Português
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!