SOS BARRA: Emancipacionistas denunciam o descaso público com a Região da Barra da Tijuca

SOS BARRA: Emancipacionistas denunciam o descaso público com a Região da Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, figura entre os bairros que mais cresceram no país. Passou de 24.126 habitantes em 1980 para 394.037 habitantes em 2020, estima-se ter ultrapassado 400 mil habitantes. Nos finais de semana, feriados e na alta temporada a população flutuante chega ao pico de 1 milhão de pessoas.

Apesar de ser conhecido internacionalmente a Região da Barra da Tijuca é um bairro relativamente novo, classificada como de médio-alto desenvolvimento humano, tanto pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,802) como pelo Índice de Condições de Vida (ICV=0,769), ocupando a sexta posição no critério do IDH e a 11ª no critério do ICV, quando consideradas todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Os dados demográficos indicam que a Região foi a que mais cresceu no Município, na década de 1990: cerca de 44%, ou 124 mil novos habitantes. O maior aumento populacional ocorreu na segunda metade da década, com uma taxa relativa de crescimento de 26%, ou 45.721 mil novos residentes. 

O acentuado aumento de população foi causado em boa parte, pelo grande fluxo migratório estimado, que alcançou 21%, ou 37.341 novos habitantes, apenas no período 1996 a 2000. Alguns bairros apresentaram taxas estimadas de movimento migratório altíssimas, como Itanhangá, com a maior taxa da Cidade (47%), Recreio dos Bandeirantes (40%) e Vargem Pequena (37%), locais que alcançaram grande valorização imobiliária. Esses bairros ao lado de Joá, Grumari, Camorim e Vargem Grande, um núcleo de sete bairros que compõe a planta AP4.2, que é reivindicada pelos emancipacionistas. Estudos do movimento que teve início em maio de 2022, e está estimando uma população total de mais de 500 mil habitantes.

Ausência de infraestrutura afeta o transporte, segurança, entre outros pontos

Quando se tornou bairro existia um planejamento urbanístico, que infelizmente não foi seguido pelos governos do município. O seu núcleo denomina-se Jardim Oceânico, onde termina a linha do Metrô. A sua natureza é esplêndida, generosa, com praias, lagoas, canais e o verde. O presidente da Associação do Movimento de Emancipacionistas que cobre a Planta AP4,2, jornalista Roberto Monteiro Pinho, alerta que “a autoridades pública precisa fazer, é se revestir de profissionalismo, seriedade e respeito ao cidadão local. Voltar seu olhar para a região, e investir como forma de reciprocidade que a região merece”.

 - A região é economicamente independente, reúne shoppings, e um número surpreendente de restaurantes e casas noturnas, shows, cinemas, teatros, fazendo com que o entretenimento, seja um impulsionador de divisas, inclusive os imóveis da região contribuem com um o IPTU que figura entre os mais caros da cidade. Apesar disso, não existe investimento a altura da sua contribuição aos cofres da municipalidade, seja um gerador de empregos e renda. Dois segmentos são ao [=mais contestadores e ativos na Barra, os corretores de imóveis e síndicos dos condomínios. São eles que estão em contato com a público e conhece as agruras. Para emancipar, é preciso reunir pré-requisitos para ser efetivada, e a Região reúne esses pressupostos. “Afinal para onde vão essas divisas” – assinala. Monteiro.

Em 1988 houve um Plebiscito e o SIM sagrou-se vencedor, Obteve 93% dos votos, o não o NÃO apenas 7%. Só deixou de se tornar município por não atingir o número necessário previsto na legislação eleitoral da época. Dessa vez é outro cenário, a comunicação de massa pelo meio eletrônico, os meios digitais, já chega com informações, esclarecimentos com mais densidade, e o grupo de atuação é constituído de técnicos, ambientalistas, advogados, educadores, lideranças comunitárias, jornalistas, entre outros, que atuam majoritários e coesos nas decisões e plano de trabalho previamente traçado. Explica o documento do Manual de Emancipação da instituição.

 

Por Núcleo de Conteúdo ANIBRPress/Imagem: Internet

Por Ultima Hora em 03/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Jovem é assassinada
17 de Novembro de 2022

Jovem é assassinada

Doca Brazão é eleito presidente da Câmara de São João Meriti
05 de Janeiro de 2025

Doca Brazão é eleito presidente da Câmara de São João Meriti

Posto do Detran de Itatiaia pode oferecer serviços de Identificação Civil e Habilitação
11 de Julho de 2023

Posto do Detran de Itatiaia pode oferecer serviços de Identificação Civil e Habilitação

Prefeitura de Maricá recebe 250 respiradores mecânicos que serão patenteados pelo município
30 de Novembro de 2021

Prefeitura de Maricá recebe 250 respiradores mecânicos que serão patenteados pelo município

Aguarde..