STF vai decidir sobre flexibilização do porte de arma, leia no Informe Tribuna

STF vai decidir sobre flexibilização do porte de arma, leia no Informe Tribuna

Por: Phil Thomas 

STF vai decidir sobre flexibilização do porte de arma 

O Supremo Tribunal Federal julgará a partir do próximo dia 16 ações de quatro partidos contra decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro para flexibilizar o porte de armas no País. O processo está sob relatoria da ministra Rosa Weber, que pautou o caso para discussão no plenário virtual da Corte. 
As mudanças promovidas por Bolsonaro em fevereiro elevaram o número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo (subiu de quatro para seis unidades), permitiram o porte nacional de armas e também abriram a possibilidade de substituição do laudo de capacidade técnica - exigido por lei - por um 'atestado de habitualidade' emitido por clubes de tiro. No mês passado, o procurador-geral da República Augusto Aras propôs uma audiência pública no Supremo para discutir o tema.  

Uma Frente com FHC e Lula... 

Em lados opostos na política nacional desde a década de 1990, o PT e o PSDB ao que tudo indica estão dando os primeiros passos para alinhar uma frente contra o presidente Jair Bolsonaro. Segundo a conversa seria através do Fórum dos Governadores, onde tucanos e petistas têm se apoiado mutuamente e até trocado elogios.  

Eleito em São Paulo com um discurso antipetista, o governador João Doria abriu mão do protagonismo e apoiou a escolha do governador Wellington Dias (PT), do Piauí, como coordenador das discussões sobre vacinas contra COVID-19 no Fórum de Governadores. 

Lira e embaixador da China conversaram 

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, afirmou em sua conta no Twitter que o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, conversou por videoconferência com o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), na última quinta-feira (25). 

EUA e China na visão do FMI 

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, destacou que os Estados Unidos e a China são “os motores da economia mundial” e “estamos encorajados pela avaliação” das autoridades dos dois países sobre as perspectivas de crescimento de suas respectivas nações. 

A diretora-gerente do FMI ressaltou que “esta década é crucial para a China atingir emissão zero de carbono em 2060.” O país asiático está investindo de forma expressiva em energias renováveis e quer mudar a matriz energética, a fim de diminuir muito a dependência de carvão e petróleo, as atuais fontes predominantes. 

Leia também: A tragédia do CT Ninho do Urubu, leia no Informe Tribuna

FHC procura um nome para enfrentar Lula ou Bolsonaro em 2022 , leia no Informe Tribuna

Advocacia & Marketing 

A OAB Nacional, por meio de sua Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação (Cegei), promoverá o debate “Marketing Jurídico e o Novo Provimento”, no dia 15 de abril, a partir das 19 horas. O evento faz parte do Cegei Talks que irá realizar um total de 10 rodadas de conversas sobre temas de interesse da advocacia ao longo do ano. A série teve início em fevereiro. O terceiro painel será transmitido pelo canal da OAB nacional no YouTube. 

Santa Cruz lembra em Seminário que é “necessária a liberdade para criticar” 

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou, na quarta-feira (7/04), do evento virtual “A Lei de Segurança Nacional e sua aplicação após Constituição de 1988”, com a participação de autoridades do campo democrático, pesquisadores, representantes do Judiciário e do Legislativo para debater os recentes episódios envolvendo a aplicação da LSN.  

O dirigente afirmou que a Lei de Segurança Nacional (LSN) vem sendo utilizada como uma tentativa de silenciar os críticos do governo e precisa ser transformada em uma norma de defesa da Democracia pelo Congresso Nacional. “Se há algo que todos os presidentes da República tiveram que conviver, desde 1988, é com a liberdade de crítica.  

Dólar 

O dólar dessa vez reverteu os ganhos da quarta (7) após ter fechado em queda de 1,20%. Já na quinta-feira (8), foi negociado a R$ 5,57 na venda, com o real na dianteira dos mercados globais de câmbio numa sessão marcada por otimismo sobre a recuperação econômica global, o que impulsionou a demanda por ativos de risco, como moedas emergentes. 

Ibovespa 

O Ibovespa terminou o pregão de ontem (8/04) em alta de 0,59%, pela primeira vez desde fevereiro acima dos 118 mil pontos, impulsionado por uma disparada em ações de empresas como Embraer (EMBR3) e Magalu (MGLU3), que subiram 8,8% e 8,2%, respectivamente. A notícia positiva nos bastidores pós pregão é o retorno dos investidores estrangeiros às compras em mercados emergentes. 

Por Ultima Hora em 09/04/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

TRIBUTO 85 Homenagem ao ROCK Anos 80 traz apresentação única ao Rio de Janeiro
02 de Abril de 2024

TRIBUTO 85 Homenagem ao ROCK Anos 80 traz apresentação única ao Rio de Janeiro

Dr. Gladstone Santana recebe título de sócio benemérito durante evento da ANB
15 de Janeiro de 2025

Dr. Gladstone Santana recebe título de sócio benemérito durante evento da ANB

Débora Denecke empreendedora de sucesso por toda Europa
28 de Janeiro de 2024

Débora Denecke empreendedora de sucesso por toda Europa

A ATUALIDADE DAS FORÇAS ESPECIAIS
24 de Dezembro de 2024

A ATUALIDADE DAS FORÇAS ESPECIAIS

Aguarde..