Sutileza do patriarcado traz histórias de abusos invisibilizados

Coletânea  reúne 26 contos sobre abusos naturalizados no cotidiano das mulheres, escritos por autoras estreantes e renomadas de diferentes regiões do Brasil. Lançamento será dia 17/09, às 19h, na Janela Livraria do Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.

Sutileza do patriarcado traz histórias de abusos invisibilizados

Sutilezas do Patriarcado (Editora Rebuliço) reúne estreantes e renomadas autoras de diferentes regiões de Brasil, com idades entre 18 e 72 anos. O livro de contos inéditos sobre abusos naturalizados no cotidiano das mulheres será lançado em 17/09, às 19h, na Janela Livraria do Shopping da Gávea, em parceria com o Cine Estação Net Gávea, onde haverá um bate-papo com as autoras.

"São histórias que levam o leitor à observação de minúcias, ao cotidiano que sorrateiramente perfaz a engrenagem do patriarcado, à dinâmica quase invisível que o perpetua, reproduzida por homens e mulheres nos atos ordinários, nas conversas, na retórica, no comportamento dentro e fora de casa, nos protocolos, na educação que damos às nossas filhas e aos nossos filhos", diz Mirna Brasil Portella, organizadora da coletânea.

Violência psicológica, moral, obstétrica, laboral, patrimonial, jurídica. Tudo isso está presente nos contos de Sutilezas do patriarcado. A exigência do recato para as meninas e a liberdade autorizada para os meninos; o medo de andar sozinha numa calçada à noite; o namorado que monitora as redes sociais da namorada; o olhar ameaçador do taxista no retrovisor durante o trajeto para a festa. Há relatos comoventes de como, nos recantos do Brasil, o machismo opera, aliado a outros tantos preconceitos construídos pelo patriarcado, retrato de realidades adversas deste imenso país, mostrando que a violência sofrida por mulheres, é, sem dúvida, maior ou menor a depender da etnia, da identidade de gênero, da classe social e da região. São 224 páginas de vozes femininas”, resume a idealizadora e organizadora da coletânea, que também assina o conto Prato Principal.

Mirna acumula 12 títulos para o público infantojuvenil e participa de algumas antologias, entre elas Vou te contar: 20 histórias ao som de Tom Jobim (Rocco); e Manual literário para amar os homens (Átame). A autora já teve obras no Catálogo FNLIJ/Bologna Children's Book Fair. Seu livro Do Mar, narrativa feminista para jovens leitores, foi contemplado com o selo Altamente Recomendável FNLIJ. Em 2018, ganhou o segundo lugar no Prêmio Biblioteca Nacional, na categoria Infantojuvenil, com o livro Porco de casa cachorro é (Escrita Fina).

Em Sutilezas do Patriarcado, Mirna aposta na potência e diversidade femininas. A capa, assinada pela artista e ativista Panmela Castro, traz a obra "Irmãs Siamesas", símbolo de sororidade. Amelinha Teles, escritora, feminista histórica, diretora da União de Mulheres de São Paulo e uma das 52 brasileiras indicadas ao Nobel da Paz pela iniciativa global '1.000 Mulheres', assina o texto de orelha do livro. O prefácio é de Cristiane Brandão, pós-doutora pelo Centro de Investigaciones y Estudios de Género da Universidade Nacional Autônoma do México (CIEG/UNAM).

Sutilezas do Patriarcado está disponível para compra no site da editora (editorarebulico.com.br) por R$ 69,90 e 5% do valor das vendas serão revertidos para a Coletiva Promotoras Legais Populares do Rio de Janeiro/PLPs-RJ, que apoia mulheres vítimas de violência de gênero. Além do lançamento na Janela Livraria do Shopping da Gávea, estão previstos lançamentos em São Paulo (out/2024), Portugal (dez/2024) e Espanha (jan/2025).”

AUTORAS:

Anna Claudia Ramos (@annaclaudiaramosescritora), Claudia Mauro (@claudiamauro45), Claudia Nina (@claudianinaliteratura), Dani Balbi (@danieli.balbi), Danielle Schlossarek (@danielleschlossarek), Dilea Frate (@fratedilea), Érica Bombardi (@ericanarabombardi), Eva Potiguara (@evapotiguara), Fernanda Nobre (@fenobre), Ines Garçoni (@inesgarconi), Isabelle Borges (@isabelle_borges_), Isadora Wilkinson (@isadorawilkinson), Jama Wapichana (@wapichanajama), Josi Lima (@_josi_lima), Leila Merirelles (@leilameirelles), Luana Rodrigues (@luarodrigues83), Lucia Tucuju (@luciatucuju), Luisa Benevides (@luubenevides), Mariana Portela (@mariportela13) , Mia Lima Rocha (@mialimarocha), Miriam Alves (@miriamalvesescritora), Mirna Brasil Portella (@mirnabrasilportella), Nara Vidal (@_naravidal), Nina Rizzi (@ninaarizzi), Thaís Velloso (@velloso_thais) e Vanessa Balula (@balulabalu).

SERVIÇO

Lançamento da coletânea Sutilezas do Patriarcado no Rio de Janeiro

224 páginas

Editora Rebuliço (2024)

Preço: R$69,90

Data: 17/09/2024

Horário: 19h

Local: Janela Livraria Gávea/Cine Estação NET Gávea - sala 2

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º piso - Gávea - Rio de Janeiro, RJ.

Compra: https://editorarebulico.com.br/loja/sutilezas-do-patriarcado

editorarebulico.com.br / @editorarebulico / @sutilezasdopatriarcado

Contato

Mirna Brasil Portella

+55 21 99604-0631

sutilezas30@gmail.com

Por Neno Ferreira 'No social' em 09/09/2024
Publicidade
Aguarde..