Talíria Petrone aciona ministra do Meio Ambiente, Ibama e MPRJ sobre possíveis incêndios criminosos em Niterói

Deputada federal do PSOL alerta sobre os riscos das queimadas em reserva mundial da biosfera da cidade

Talíria Petrone aciona ministra do Meio Ambiente, Ibama e MPRJ sobre possíveis incêndios criminosos em Niterói

O mandato da deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ) oficiou hoje a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e do Urbanismo, do Ministério Público do Rio de Janeiro, sobre as intensas queimadas ocorridas nesta semana em áreas de preservação em Niterói. A parlamentar é coordenadora do GT do Clima da Frente Ambientalista e acredita que há indícios de que as queimadas sejam criminosas. 

"Nesta semana, um incêndio atingiu a região de mata no topo do Morro das Andorinhas, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói. Um morador filmou a ação de motoqueiros jogando sacos com supostos materiais inflamáveis e na sequência surgiram os focos de fogo", pontua a candidata à Prefeitura de Niterói. 

Outro incêndio atingiu vegetações no Morro dos Macacos e no Parque Estadual da Pedra Branca na última quarta-feira (11).

"É preciso uma rigorosa investigação dos acontecimentos num momento em que se identificam focos de incêndios criminosos em vários estados do país, ocasionando destruição de mata nativa, morte de animais, piora significativa da qualidade do ar e impactos e riscos à saúde da população", afirma a parlamentar.

Niterói preserva áreas de mata e biomas importantes como o Parque Estadual da Serra da Tiririca (declarado "reserva mundial da biosfera" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1992) e o Parque Estadual Darcy Ribeiro, bem como a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e sem uma eficaz investigação sobre quem está promovendo tais incêndios, todos eles seguem em risco.

Assessoria: Avenida Comunicação

Por Ultima Hora em 14/09/2024
Publicidade
Aguarde..