Teatro João Caetano receberá a peça “Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil”

As gl

Teatro João Caetano receberá a peça “Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil”

Espetáculo que vem arrebatando públicos por onde passa, “Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil”, da autoria de André Faxas e direção de Sérgio Telles, poderá ser conferido em sessão única, dia 31/03, às 19h, no Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro. A montagem teatral conta a história de D. Leopoldina em seu leito de morte, relatando ao público sua entrada no Brasil e os fatos históricos envolvidos com a participação da arquiduquesa da Áustria,  primeira esposa do Imperador D. Pedro I e Imperatriz Consorte do Brasil de 1822 até sua morte em 1826. (Tem promoção para leitores do "Última Hora", confira no final da matéria).

Elaine Vieira e Caroils Faxas, atrizes interpretam a Prinecsa Leopoldina em duas fases da v ida na peça “Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil!”. Foto: Divulgação do espetáculo .

A peça inicia falando sobre  sua saída da Áustria, já casada por procuração com o príncipe D. Pedro. Apaixonando-se perdidamente pelo marido e pelo novo país que conhecera, integrando-se com a cultura nacional e com a política de então. Dedicando-se aos pobres, exercendo a caridade e a compaixão, sobretudo com a população preta, mostrando-se contrária ao regime de escravidão e sendo voz isolada na Corte. No âmbito pessoal, sofrendo com mortes de filhos e a constante infidelidade de D. Pedro, principalmente com Domitila de Castro, futura Marquesa de Santos. No âmbito político, articulando o rompimento com as cortes portuguesas, junto de seu fiel aliado, José Bonifácio, tendo como resultado prático o que ficou conhecido como “Dia do Fico”. Com suas articulações políticas prosseguindo e convencendo D. Pedro, a partir de uma carta redigida por ela, proclama a independência do Brasil. No espetáculo cria-se uma relação íntima do público com D. Leopoldina, onde a mesma encontra na platéia um lugar seguro para contar sua versão dos fatos, fazer suas confissões. 

No palco,  a trama se desenvolve coo o jogo de cenas entre uma Leopoldina jovem (Carol Faxas) saudável e uma Leopoldina cansada e melancólica (Elaine Vieira), onde sua história pode ser compreendida como um sinal de esperança e de necessidade do empoderamento feminino para o futuro do nosso país.

Com texto forte e que toca as pessoas, o espetáculo é  feminino, íntimo, visceral e muito emocionante. Traz uma mensagem de auto acolhimento, perdão, superação e empoderamento feminino, através da Imperatriz, que foi conhecida popularmente apenas como a “esposa traída de Dom Pedro”, que teve sua participação política reduzida ao marido. Queremos que o povo conheça Dona Leopoldina pelos olhos dela mesma. Que entendam sua importância para o Brasil e o significado de seu legado que permanece até os dias de hoje.

Serviço: 

“Leopoldina Carolina Josefa: a libertadora do Brasil”

Gênero: Drama

Duração da peça: 90 minutos 

Classificação indicativa: 14 anos

Texto: André Faxas 

Direção: Sérgio Telles 

Elenco: Carol Faxas, Elaine Vieira, Jeremias Flôres, Maria Zenayde, Will Tom, Helder Renovato, Iasmim Caetano, Alexandra Carla, Mario Ceita e André Faxas. 

Assistente de Direção e Operador de Som: Cainan Felipe 

Produção Executiva: Patrícia Fiorani 

Iluminação:  Ademir Lamego 

Cenotecnico: Wellington Leite 

Figurino: Patrícia Fiorani, Maria Zenayde, Cleide Marques e Nilza Fiorani. 

Fotografia: Michael Menezes e Thayná Soeiro Filmagem:  Walter Santos

Em cartaz em sessão única de apresentação:

Data: 31/03 às 19h

Local: Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro

Ingressos: R$40 inteira e R$20,00 meia

(à venda na bilheteria do teatro e online no site da FUNARJ)

Promoção: apresentando o print desta matéria, todos pagam meia entrada.

Visite a página: @leopoldinanoteatro 



 


 

 

Por Cultura e Entretenimento em 24/03/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Em cartaz no Centro Cultural Espaço Tápias, o espetáculo “A(s) - isso não é um solo”, um solo artístico sobre a leveza e a fortaleza do corpo feminino
07 de Novembro de 2024

Em cartaz no Centro Cultural Espaço Tápias, o espetáculo “A(s) - isso não é um solo”, um solo artístico sobre a leveza e a fortaleza do corpo feminino

Salgueiro promove mais uma manhã de ações sociais neste sábado
20 de Abril de 2024

Salgueiro promove mais uma manhã de ações sociais neste sábado

MetrôRio terá esquema especial com funcionamento 24 horas durante os dias de carnaval
09 de Fevereiro de 2024

MetrôRio terá esquema especial com funcionamento 24 horas durante os dias de carnaval

Deixa o Pau Torar - Ep. 9 - Entre o Globo de Ouro e a História: O Brasil que o Cinema Revela
06 de Janeiro de 2025

Deixa o Pau Torar - Ep. 9 - Entre o Globo de Ouro e a História: O Brasil que o Cinema Revela

Aguarde..