TJRJ organiza encontro para evento global em 2024 sobre a prevenção da criminalidade

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora regional do Coplad, em mesa de reuni

TJRJ organiza encontro para evento global em 2024 sobre a prevenção da criminalidade

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou, nesta segunda-feira (9/10), a última reunião preparatória do Colóquio da Fundação Internacional Penal e Penitenciária (FIPP) e do Fórum do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad) do Programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD). O encontro teve como objetivo organizar a programação do Colóquio e preparar a logística para receber os convidados do evento que será sediado no Tribunal Pleno do TJRJ nos dias 15 e 16 de abril de 2024. 

A juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, representando o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, celebrou a iniciativa e reafirmou o compromisso do TJRJ para oferecer todos os meios para a realização do Colóquio, que ocorre a cada dois anos.  “O Tribunal não medirá esforços em promover um grande evento e vamos disponibilizar todos os meios para que aconteça para a prevenção da criminalidade e o aperfeiçoamento da Justiça criminal, com foco na proteção dos direitos humanos e na promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou a magistrada. 

A juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, representando o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, celebrou o encontro

A reunião foi presidida pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora regional do Coplad. “Esse evento, feito em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), é o cartão de visitas para a implementação aqui no Rio de Janeiro da Universidade da ONU, voltada para projetos e programas que serão financiados pelas Nações Unidas e são de grande importância. É algo importante para o Brasil, para o Rio de Janeiro e toda a magistratura nacional. A partir de agora vamos ‘arregaçar as mangas’ e, em dezembro, divulgar o programa oficial pelo site do TJRJ com indicação de como os interessados poderão se inscrever para participar do evento que ocorrerá presencialmente e será disponibilizado on-line através do Youtube”, afirmou a desembargadora.

Serão apresentados à delegação internacional temas relevantes de cunho social, como o projeto Justiça Itinerante desenvolvido pelo TJRJ, que leva cidadania a milhares de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, em presídios, comunidades carentes, pessoas em situação de rua, entre outros. “Temos que mostrar para o mundo como a justiça brasileira atua no Rio de Janeiro no sentido, sobretudo, de dar atenção aos mais pobres e abrir perspectivas sociais”, acrescentou. 

De acordo com o coordenador-geral do Coplad no Brasil, professor Edmundo Oliveira, na concepção atual do comitê e da ONU, a segurança não deve mais ser vista com objetivo unilateral, restrito a uma proteção única da pessoa ou da família na casa e na rua.  

“A segurança deve ser vista como direito global do cidadão. É uma segurança humana com matizes pertinentes à vida e à sobrevivência das pessoas, proporcionando direitos à educação, saúde, ambiente, alimentação e saneamento. A violência é produto da má distribuição das riquezas e o resultado é o desemprego mais acentuado nos países pobres. Executivo e Judiciário não podem mais viver separadamente. Com esse evento, queremos cada vez mais mostrar para o Brasil a importância do multilateralismo, que veio para ficar. Estamos integrados em um planeta globalizado por tudo. Estamos de braços abertos preparados para contribuir num momento em que o mundo demanda preocupações com as desigualdades e guerras. A expectativa para o evento é a melhor possível. Nós queremos que no futuro o Rio de Janeiro tenha uma Universidade da Organização das Nações Unidas (ONU)”, assinalou. 

O coordenador-geral do Coplad no Brasil, professor Edmundo Oliveira, destacou a presença dos ministros Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no evento de abril de 2024 e que a expectativa é a melhor possível

Estiveram também presentes na reunião o juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gustavo Pontes Mazzocchi; o assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, Daniel De Oliveira Pontes; a secretária-geral da Emerj, Gabriela Carneiro; e representantes de vários estados, incluindo Adriana Novis, da Secretaria Estadual da Casa Civil. 

                                                                                              

Participantes posam para foto no Salão Nobre do TJRJ

 

Por Ultima Hora em 17/10/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Padrasto de menina morta em Petrópolis têm prisão decretada
25 de Julho de 2021

Padrasto de menina morta em Petrópolis têm prisão decretada

IMPEACHMENT: Lula realizou manobra fiscal (crime de responsabilidade) e pode perder o mandato de presidente
21 de Outubro de 2024

IMPEACHMENT: Lula realizou manobra fiscal (crime de responsabilidade) e pode perder o mandato de presidente

Jornalista utilizado por Elon Musk admite disseminação de fake news contra ministro Alexandre de Moraes
12 de Abril de 2024

Jornalista utilizado por Elon Musk admite disseminação de fake news contra ministro Alexandre de Moraes

Moraes: tentaram me dar um cartão vermelho, mas o VAR não permitiu
03 de Fevereiro de 2023

Moraes: tentaram me dar um cartão vermelho, mas o VAR não permitiu

Aguarde..