Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugura primeira Escola de Mediação do país

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugura primeira Escola de Mediação do país

Em uma iniciativa inédita no país, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, a Escola de Mediação (Emedi), que objetiva capacitar mediadores e conciliadores para atuar tanto na primeira como na segunda instância, nas esferas cível e criminal, em casos de infrações de menor poder ofensivo.
 
“Fico muito feliz com essa inauguração, que é um sonho antigo do desembargador César Cury e cuja concretização teve início na gestão do desembargador Henrique Figueira, que me antecedeu na Presidência deste Tribunal, e ao qual eu dei continuidade. Assim deve ser uma administração pública moderna, com um gestor dando continuidade ao que seu antecessor fez de bom”, disse o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, na cerimônia de inauguração da Escola. 
 
O presidente Ricardo Cardozo lembrou, ainda, que com os cerca de quatro milhões de processos que possui, se não forem buscadas alternativas para a autocomposição dos conflitos, o Judiciário vai acabar fracassando em sua tarefa. “Essa escola deve ter continuidade e o Rio de Janeiro servirá de exemplo para os outros estados. Fico feliz de ver representantes da Defensoria Pública e das Procuradoria do Município e do Estado aqui hoje, pois é um novo caminho que se abre”, concluiu.
 
Para o desembargador César Felipe Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e presidente do Conselho Administrativo da Escola, a Emedi surge na direção de uma nova concepção do que seja o Direito e a Justiça. “A inauguração da Emedi é um marco no Tribunal de Justiça do Rio, porque dá início a uma nova jornada na capacitação de nossos mediadores, conciliadores, servidores e magistrados. A Escola tem todas as condições de oferecer o melhor aprendizado, e a expectativa é formarmos centenas de pessoas. Inclusive, duas turmas já começaram a ter aulas hoje”, contou o desembargador.
 
César Cury aproveitou a cerimônia de inauguração para agradecer a todos que, de alguma forma, participaram da criação da Emedi: o presidente do TJRJ, Ricardo Cardozo; o desembargador Henrique Figueira; os trabalhadores do Nupemec; os colaboradores da Escola de Mediação; os mediadores que já trabalharam no Nupemec nos mais de 10 anos de sua criação; os juízes e desembargadores que colaboraram e incentivaram sua inauguração; os colaboradores da área técnica e à sua família.
 
Estiveram também presentes à inauguração da Emedi o desembargador Caetano da Fonseca, 1º vice-presidente do TJRJ; o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello, o diretor-geral da Emerj; o desembargador Ricardo Alberto Pereira, representando a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; a desembargadora Mônica Puglia, representando o presidente do TRT 1ª Região, desembargador Cesar Marques Carvalho; o procurador-geral do Município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar; a defensora pública Patrícia Cardoso, entre outras autoridades.


Fotos: Rosane Naylor/ TJRJ

Por Ultima Hora em 09/08/2023
Publicidade
Aguarde..