TSE declara guerra às Fake News: Disk 1491 é o número da Verdade

Qualquer pessoa poder

TSE declara guerra às Fake News: Disk 1491 é o número da Verdade

TSE e imprensa profissional lançam campanha contra fake news nas eleições e anunciam telefone 1491 para denúncias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira duas iniciativas para conter a disseminação de fake news nas campanhas municipais deste ano. Ao lado da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional, a Corte lançou uma campanha para colaborar com o combate à desinformação durante o período eleitoral.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, também anunciou a assinatura de um acordo com as plataformas de redes sociais para o combate às notícias falsas, seguindo os mesmos termos das resoluções aprovadas pela Corte em fevereiro.

Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha vai adotar a linguagem regional para engajar os eleitores.

A iniciativa da campanha partiu de Cármen Lúcia e da diretora-executiva da Aner, Regina Bucco. A campanha conta com dois livros com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. Um deles tem como público-alvo as eleitoras e os eleitores, enquanto o outro é destinado aos jornalistas.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de todos os sete ministros do TSE e também do ex-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes – que lançou, no início do ano, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). Ao elogiar o empenho de Cármen Lúcia no combate à desinformação, Moraes falou que a Justiça eleitoral brasileira é vanguarda no combate às notícias falsas e na boa regulamentação das redes.

– Não canso de repetir que o mal desse século em relação à democracia é a desinformação, a instrumentalização das redes sociais que se deixam instrumentalizar por discurso de ódio, discurso antidemocrático, que pretendem capturar a vontade do eleitor – afirmou Moraes.

O trabalho lançado nesta terça foi desenvolvido pelos jornalistas da Aner e do TSE e por suas equipes, que sugeriram frases de impacto utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país. Usando o tom da descontração, a campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens.

– O que queremos é garantir o voto livre, sem contaminação com desinformações, com mentiras, que fazem com que a liberdade seja garroteada com informações que não condizem com a realidade dos fatos – afirmou a ministra Cármen Lúcia.

A presidente do TSE também anunciou a implementação de um número de telefone, 1491, para o qual qualquer pessoa poderá ligar e denunciar qualquer desinformação de que se tenha notícia. A partir da denúncia, o centro integrado irá verificar se há procedência e avaliar quais serão os encaminhamentos dados.

“Oxe! Mentira é de lascar!” e “Compartilhe apenas papo reto” são algumas das frases que vão povoar as redes sociais, os jornais e as revistas que aderirem ao movimento. A iniciativa é vista pela diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, como urgente.

– Para a Aner, participar desse movimento ao lado de todas as associações e instituições parceiras e com o apoio do TSE é um momento histórico, necessário e urgente, por conta das eleições que estão chegando – disse a diretora-executiva da Aner.

Além da Aner, participam da campanha ao lado do TSE a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Agência Lupa, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Alright, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a agência Aos Fatos, Coar, o Instituto Palavra Aberta, o Projeto Comprova, e o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.

Com informações de O Globo e da Aner

 

Por Ultima Hora em 07/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Pesquisa GERP/Ultima Hora: Alfredão Dispara na Frente com 41% dos Votos válidos, abrindo 11% sobre 2º colocado na disputa pela Prefeitura de Itaperuna
24 de Setembro de 2024

Pesquisa GERP/Ultima Hora: Alfredão Dispara na Frente com 41% dos Votos válidos, abrindo 11% sobre 2º colocado na disputa pela Prefeitura de Itaperuna

Não houve presença massiva nas manifestações da esquerda
21 de Junho de 2021

Não houve presença massiva nas manifestações da esquerda

Para vingar a ida de Bacellar para o União, Flávio Bolsonaro entrega PL a Filho de Garotinho que exalta Lula e é bombardeado por Deputado Poubel
13 de Março de 2024

Para vingar a ida de Bacellar para o União, Flávio Bolsonaro entrega PL a Filho de Garotinho que exalta Lula e é bombardeado por Deputado Poubel

Musas da Grande Rio, Gardênia Cavalcante, que dispensa comentários.
09 de Fevereiro de 2025

Musas da Grande Rio, Gardênia Cavalcante, que dispensa comentários.

Aguarde..