Ultimato de Castro: Danielle Barros continua na Secretária de Cultura e Aureo pode ser o Vice de Rodrigo Bacellar em 2026

O Fogo Cruzado da Pol

Ultimato de Castro: Danielle Barros continua na Secretária de Cultura e Aureo pode ser o Vice de Rodrigo Bacellar em 2026

Solidariedade em Xeque: Em meio a demissões e ultimatos, a política fluminense entra em ebulição com a disputa entre Eduardo Paes e Cláudio Castro

No cenário político do Rio de Janeiro, a calmaria deu lugar a uma tempestade. O prefeito Eduardo Paes (PSD) e o governador Cláudio Castro (PL) estão em rota de colisão, e o impacto já está sendo sentido em várias esferas do poder. O lançamento da candidatura de Talita Galhardo a vereadora pelo PSDB foi apenas o prelúdio de uma série de eventos que culminaram em uma guerra aberta entre os dois líderes.

O Contexto da Disputa

Eduardo Paes, ao partir para o ataque contra o governo Cláudio Castro, mirou no adversário Alexandre Ramagem (PL) mas acabou acertando sua própria base. A reação de Castro foi imediata: anunciou que vai retirar todos os cargos dos que estão a favor da reeleição do prefeito. A decisão já começou a fazer vítimas, como Felipe Peixoto, ex-secretário estadual de Energia e Economia do Mar, exonerado e Rodrigo Abel assumiu sua vaga, abrindo espaço para reconciliação do governador com seu vice e o MDB, com a possível nomeação de PAMPOLHA para o Tribunal de Contas.

O Papel vasilina do Solidariedade para Paes e Castro

O partido Solidariedade, liderado por Áureo Ribeiro, está no olho do furacão. Com mais de 40 secretarias nos municípios fluminenses e 3 secretarias no governo do estado, além de presença em mais de 85 municípios, com 9 prefeitos, 6 vice-prefeitos e 83 vereadores, o partido é um dos que seriam mais afetados pelo ultimato de Castro.

Danielle Barros (irmã do Presidente do Solidariedade Áureo) e atual secretária de Cultura do estado, poderia perder seu cargo se o partido continuasse a apoiar Paes. Logo porém, não separe o sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito, e não é qualquer sujeito que estamos falando trata-se de Aureo, e ao invés de ceifar suas asas, Castro e Bacellar resolveu abrir ainda mais, e esse virou a bola da vez rumo as eleições de 2026, se tornando um pré-candidato a vice governador, provavelmente contra Paes. 

Foto oficial da posse, quantos sobreviverão até 2026?

A Assembleia Legislativa em Jogo

Na Assembleia Legislativa, o presidente Rodrigo Bacellar (União) também decidiu seguir a linha dura de Castro, ameaçando retirar cargos dos deputados que apoiarem Paes. Val Ceasa, Jorge Felippe Neto e Dionísio Lins, até decidirem de que lado estão. A decisão pode redefinir o equilíbrio de poder na casa legislativa.

A Escalada do Conflito

O prefeito Eduardo Paes tinha um acordo de não agressão com Castro, mas a bandeira branca foi baixada durante o debate da Band, no último dia 8, quando Paes associou a imagem de Ramagem ao governador, especialmente no que tange à segurança pública. Desde então, Paes não perdeu uma oportunidade de criticar o governo do estado nas redes sociais.

A troca de farpas atingiu um novo patamar nas redes. Paes postou: “É isso mesmo: Claudio Castro é Ramagem, o Witzel das eleições de 2024! Aliás, os responsáveis pela segurança pública no Rio!”. Castro respondeu: “A máscara está caindo! Eduardo Paes é o maior estelionatário dessas eleições! Seu pensamento está só no Governo do Estado. O povo será o próximo a ser traído“.

O Futuro Incerto

Com novas demissões à vista e um cenário político cada vez mais polarizado, a disputa entre Paes e Castro promete intensificar-se. A guerra de palavras e ações está longe de terminar, e os próximos capítulos dessa saga política serão decisivos para o futuro do Rio de Janeiro.

Hashtags:

#EduardoPaes #ClaudioCastro #PoliticaRJ #Solidariedade #PSDB #Eleicoes2024 #AssembleiaLegislativaRJ #RodrigoBacellar #AlexandreRamagem #FelipePeixoto

 

 

Por Ultima Hora em 21/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Governo de SP investe nos Museus da Diversidade Sexual, Cultura Indígena e de Favelas
06 de Dezembro de 2021

Governo de SP investe nos Museus da Diversidade Sexual, Cultura Indígena e de Favelas

Bruno Lessa inicia campanha na igreja São Lourenço dos Índios
16 de Agosto de 2024

Bruno Lessa inicia campanha na igreja São Lourenço dos Índios

Movimento protesta contra Bolsonaro e Prevent Senior na sede da empresa
30 de Setembro de 2021

Movimento protesta contra Bolsonaro e Prevent Senior na sede da empresa

Tarcísio de Freitas elogia sistema eleitoral brasileiro em evento da Justiça Eleitoral
21 de Março de 2025

Tarcísio de Freitas elogia sistema eleitoral brasileiro em evento da Justiça Eleitoral

Aguarde..