Último dia para ver a exposição de mapas na Casa G20

Objetivo da mostra é localizar o Brasil na centralidade do globo

Último dia para ver a exposição de mapas na Casa G20

O primeiro mapa a apresentar o litoral brasileiro, de Alberto Cantino, de 1502, e o que registrou toda a costa do país, com os índios e o pau-brasil, de Lopo Homem e Antonio de Holanda, de 1519, são algumas das preciosidades da exposição Brasil no [Centro do] Mapa, aberta ao público na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro. São 15 mapas que revisitam a realidade física desde o século XVI, quando eram feitos à mão, até os dias de hoje, produzidos por sistemas tecnológicos.

O país no centro da perspectiva global - como apresentado em um dos mapas da exposição, pertencente à coleção do Ministério das Relações Exteriores -, dá a verdadeira dimensão continental da América do Sul com os dois oceanos, Pacífico e Atlântico. É o que acredita o curador Paulo Protasio, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) e diretor executivo da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro.

“Utilizamos aqui o mapa com a Europa no centro, o que cria distorções como a de que nosso continente conta só com o Atlântico, quando somos bioceânicos”, explica o curador que há alguns anos produziu uma cartografia com o Brasil no meio que consta da mostra. “Temos que pensar nas crianças que iniciam seu aprendizado com mapas que reduzem nosso país”, alerta.

A ideia de Protasio foi aproveitada pelo IBGE que produziu um mapa-múndi com o Brasil na posição central, apresentado durante o lançamento da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, essa semana, também na Casa G20.

A exposição conta ainda com quatro mapas atuais e temáticos com emissão de gás carbônico por habitante (CO2), lixo plásticos, unidades de conservação e energias renováveis. Após seu lançamento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) dois anos atrás, a mostra está na Casa G20, espaço montado em alusão ao grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana, cuja cúpula de líderes será em novembro, no Rio de Janeiro.

Brasil no [Centro do] Mapa está aberta ao público de forma gratuita até 19h de hoje.

Brasil no [Centro do] Mapa

Até hoje, sexta, 12

Horários: até às 19h

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Casa G20

Endereço: Av. Vieira Souto 176, Ipanema - Rio de Janeiro

Entrada gratuita

 

MPF Comunicação – Midiática: Palavra & Foco

 

 

 

Por Ultima Hora em 12/04/2024
Publicidade
Aguarde..