Uma Frente de esquerda sem proposta e sem o protagonista Lula não convence o eleitor

Uma Frente de esquerda sem proposta e sem o protagonista Lula não convence o eleitor

Muito se discute nos meios políticos qual seria o formato de uma candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. O ex-presidente da República de quatro mandatos deve estar debruçado no diagrama do cenário político desde que o Supremo Tribunal Federal anulou suas condenações, abrindo caminho para a candidatura em 2022. 

“Minha cabeça não tem tempo de pensar em candidatura”, respondeu a uma pergunta durante a entrevista na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, logo após a anulação da condenação. Ele chegou a citar que "não está com a cabeça" focada na candidatura. De tudo que se observa é que Lula pensa numa Frente Ampla e não apenas de esquerda. Foi assim que ele superou duas derrotas antes de chegar a presidente, quando formou uma Frente independente com Sarney, Collor, Antonio Carlos Magalhães e o radical de direita delegado Sérgio Fleury, Brizola, entre outros coronéis da vida pública e política. A coligação reuniu os partidos: PT, PL, PCdoB, PPS, PDT, PTB, PSB, PGT, PSC, PTC, PMN, PHS e PCB.  

Frente trabalhista não apoio Lula 

Mas não ficou só nisso, outro ingrediente foi fatal para a esquerda que não apoiou Lula. Formada por Integrantes da Frente Trabalhista eles criticaram a disposição do presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, de abandonar a coligação e declarar apoio ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. O PDT fazia parte da coligação, que junto com o PPS e PTB, apoiavam a candidatura de Ciro Gomes. O adversário de Lula José Serra (PSDB). Em 2006 Lula se reelegeria impondo a segundas derrota ao PSDB ao superar Geraldo Alckmin. 
 
Para Brizola, o apoio do PDT a Lula poderia garantir a vitória do petista ainda no primeiro turno, acabando com as chances do candidato do governo, José Serra (PSDB), de ir para o segundo turno. “O Brasil pode encerrar esse período infame do neoliberalismo, conduzido por FHC e os tucanos. Isso é da maior importância 

Ao ser perguntado se uma frente poderia incluir outros partidos além de PCdoB, PSOL e outros de oposição, Lula disse que isso não seria uma frente ampla, mas uma frente de esquerda, e que seria preciso agregar outros partidos. Os caciques do PT, lembram que essa posição de Lula é antiga.  

Leia também: Justiça de Curitiba mantém bloqueios de bens de Lula ao enviar processos da Lava Jato ao DF

Nunes marques devolve processo e STF retoma hoje julgamento de suspeição de Moro

Lula “paz e amor” 

“O Brasil tinha um projeto de nação, de soberania, de cidadania, é pela construção desse sonho que eu me sinto muito jovem para brigar muito”, afirmou Lula em pronunciamento antes da entrevista coletiva. Quando alguém gritou “lula paz e amor!”, o petista discretamente acenou positivo. 

Ao ser questionado sobre a reação do mercado à possibilidade de que agora, livre de condenações em segunda instância, ele possa ser candidato à Presidência em 2022, Lula lembrou que o mercado conviveu com ele durante oito anos no governo e mais seis anos da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, durante todo esse período o País tinha previsibilidade e credibilidade. 

“Era chamado de conciliador”... 

O petista ainda foi enfático: “Não tenham medo de mim. Eu sou radical porque quero ir à raiz dos problemas”, disse, completando: “Eu era chamado de conciliador quando governava.” Ao final lembrou que o “O PT polariza desde 1989. Isso significa que o PT é muito grande, não pode deixar de polarizar”, disse o ex-presidente, lembrando que o partido esteve em primeiro ou segundo lugar em todas eleições. 

Editoria de Roberto Monteiro Pinho/Conteúdo TribunaPress/Tribuna do Paraná/O Tempo/Site oficial do PT/Wikipédia/Imagens: BBC News e Gazeta do Povo. 

 

Por Ultima Hora em 05/04/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Especialista em golpe, Temer pede para Bolsonaro revogar perdão a Silveira e aguardar conclusão do julgamento no STF
22 de Abril de 2022

Especialista em golpe, Temer pede para Bolsonaro revogar perdão a Silveira e aguardar conclusão do julgamento no STF

Douglas Nadaes fala sobre seus projetos na 31ª Edição do Arraiá D'Ajuda, em Nova Iguaçu
06 de Julho de 2024

Douglas Nadaes fala sobre seus projetos na 31ª Edição do Arraiá D'Ajuda, em Nova Iguaçu

Relatora da CPI dos Atos Golpistas afirma que radicais não conseguiram concretizar golpe
25 de Maio de 2023

Relatora da CPI dos Atos Golpistas afirma que radicais não conseguiram concretizar golpe

Mourão lidera corrida eleitoral ao governo do Rio, diz pesquisa
19 de Agosto de 2021

Mourão lidera corrida eleitoral ao governo do Rio, diz pesquisa

Aguarde..