União Africana torna-se membro permanente do G20

An

União Africana torna-se membro permanente do G20

O G20 decidiu incluir a União Africana (UA) como membro permanente do bloco, que agrega as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia, disse hoje o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Na capital indiana Nova Deli, durante a abertura de uma cúpula de dois dias do G20, Modi bateu o martelo três vezes antes de fazer o anúncio e recebeu aplausos. Ele apertou a mão e abraçou calorosamente (foto) o atual líder da UA, o Presidente de Comores, Azali Assoumani.

"Com a aprovação de todos, solicito ao representante da União Africana que assuma o seu lugar como membro permanente do G20", disse depois Modi, sublinhando que foi a Índia que propôs a iniciativa.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, tinha defendido, na sexta-feira, que a UA deveria tornar-se membro permanente do grupo.

"Veremos qual será a decisão, mas o que é claro é que a União Europeia [UE] apoia a adesão da União Africana ao G20", declarou Michel, em uma conferência de imprensa em Nova Déli, antes do início da cimeira.

Em dezembro, o presidente norte-americano, Joe Biden, expressou o desejo de que a UA se juntasse ao G20 como membro permanente, assegurando que isso iria acontecer, posição reafirmada esta semana pelo seu conselheiro da Segurança nacional, Jake Sullivan.

Transporte

Durante a cúpula do G20, é esperado também o anúncio de um acordo para um grande projeto de transporte que vai ligar a Europa à Índia, disse hoje o conselheiro adjunto de segurança nacional dos Estados Unidos, Jon Finer.

O anúncio surge no momento em que Joe Biden trabalha para uma possível normalização das relações entre Israel e a Arábia Saudita, tal como já aconteceu entre Telavive e os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos.

De acordo com o portal de notícias Axios, o projeto prevê ligar os países árabes através de comboio – ligações que poderão ser estendidas a Israel em caso de normalização das relações, e depois à Europa através dos portos marítimos israelenses –, bem como ligações marítimas com a Índia.

Tensão

O grupo G20 reúne-se hoje e amanhã na capital indiana, Nova Deli, em um encontro marcado por tensões patentes na ausência dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.

Na reunião, as fortes divergências sobre a guerra na Ucrânia, a eliminação progressiva de energias fósseis e a restruturação da dívida deverão dominar os debates e, provavelmente, impedir qualquer acordo.

Tanto Moscou como Pequim confirmaram recentemente que os seus chefes de Estado não participariam da cúpula e que os respetivos países seriam representados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

 

Por Ultima Hora em 10/09/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Moraes manda soltar Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro suspeito de trama golpista
10 de Agosto de 2024

Moraes manda soltar Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro suspeito de trama golpista

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo
05 de Maio de 2024

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada de domingo

Chance de El Niño forte é de 56%, diz agência dos Estados Unidos
10 de Junho de 2023

Chance de El Niño forte é de 56%, diz agência dos Estados Unidos

Netanyahu nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza
31 de Outubro de 2023

Netanyahu nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza

Aguarde..