União da Ilha do Governador: Patrimônio Cultural do Rio à Vista

Projeto de Lei de Dionisio Lins

União da Ilha do Governador:  Patrimônio Cultural do Rio à Vista

 

União da Ilha: A Caminho de se Tornar Patrimônio Imaterial e Cultural do Rio

A tarde de hoje foi marcada por uma vitória para a cultura carioca. O projeto de lei que reconhece o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) União da Ilha do Governador como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado do Rio de Janeiro foi aprovado por unanimidade em segunda e última discussão na Assembleia Legislativa. Agora, o governador Cláudio Castro tem 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.

União da Ilha

A História da União da Ilha

Fundada em 1953, a União da Ilha do Governador completou 71 anos de existência em março deste ano. A escola de samba teve sua origem no bairro da Cacuia, na Ilha do Governador, e foi criada pelos amigos Maurício Gazelle, Orphyo e Quincas. Inspirados pelas apresentações de blocos e pequenas escolas de samba no bairro, eles decidiram que a Cacuia merecia uma escola de samba própria.

Curiosidades e Tradições

Uma curiosidade interessante é que o nome e as cores da União da Ilha foram herdados do time de futebol dos fundadores, o União Futebol Clube. Foi apenas em 1960 que o nome foi alterado para União da Ilha do Governador, quando a escola passou a integrar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

A Importância do Projeto

De acordo com o deputado Dionísio Lins (Progressistas), autor do projeto de lei, a iniciativa visa preservar a cultura do samba e resguardar a história de uma das mais tradicionais escolas de samba em atividade no Rio de Janeiro. "A União da Ilha é um símbolo da nossa cultura e merece ser reconhecida como tal", afirmou o parlamentar.

O Próximo Passo

Com a aprovação do projeto de lei, o governador Cláudio Castro tem agora 15 dias para sancionar ou não a proposta. A expectativa é grande entre os membros da escola de samba e os amantes do carnaval carioca. Como diz o ditado, "quem espera sempre alcança", e a União da Ilha está a um passo de alcançar esse reconhecimento tão merecido.

A União da Ilha do Governador, com sua rica história e contribuição para a cultura do samba, está prestes a ser eternizada como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Aguardamos ansiosamente a decisão do governador Cláudio Castro, que tem a oportunidade de sancionar um projeto que celebra e preserva uma parte essencial da identidade carioca.

O governador tem agora 15 dias para sancionar ou não o projeto.

#UniãoDaIlha #PatrimônioCultural #Samba #Carnaval #RioDeJaneiro #CulturaCarioca #CláudioCastro #DionísioLins #Engajamento

 

 

Por Ultima Hora em 27/06/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Parque Rural de Niterói terá festa típica fora de época
31 de Agosto de 2023

Parque Rural de Niterói terá festa típica fora de época

Com apoio do Governo do Estado, Copa Davis volta ao Rio em 2022
12 de Janeiro de 2022

Com apoio do Governo do Estado, Copa Davis volta ao Rio em 2022

Entrevista polêmica com Xande de Pilares 'Jurados não entendem o que está sendo mostrado e carnaval tem que ser revisto'
02 de Março de 2023

Entrevista polêmica com Xande de Pilares 'Jurados não entendem o que está sendo mostrado e carnaval tem que ser revisto'

Macaé assume referência como polo econômico regional
19 de Novembro de 2021

Macaé assume referência como polo econômico regional

Aguarde..