Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Senado Federal instaurou nessa terça-feira (27) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que busca apurar possíveis omissões do governo federal no que tange ao enfrentamento da covid-19. Assim como o uso de verbas por parte do governo federal a estados e municípios no combate a pandemia.
Para essa primeira sessão os membros que compõe a CPI deverão eleger o presidente e vice-presidente da CPI, após isso caberá a eles também eleger um relator para a CPI. O senador Omar Aziz (PSDB-AM), nome mais cotado para assumir a presidência da comissão já confirmou que vai ignorar a decisão da Justiça de Brasília que barrou por meio de uma liminar a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para a vaga de relator.
Leia também: CPI da Covid será um bom palanque para campanha de Lula à presidência
Casa Civil elabora lista com 23 falhas do governo federal na pandemia
A CPI da covid, como nomeada a comissão, foi protocolada pelo Senador Randolfe Rodrigues, que faz oposição ao governo federal, inicialmente as investigações teriam como enfoque a atuação do governo federal, mas após pressão do Palácio do Planalto a comissão de senadores irá apurar também as verbas do governo federal destinadas a estados e municípios.
Randolfe Rodrigues que é cotado para assumir a vice-presidência da CPI afirmou durante início da reunião que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello antes do ex-secretário das Comunicações Fábio Wajngarten, Randolfe explicou que a comissão deverá convocar dois ex-membros do governo federal.
A CPI foi instalada em função da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma decisão a priori monocrática do ministro Luís Roberto Barroso e confirmada em plenário da corte.
TRF suspende liminar que barrou indicação de Renan Calheiros:
Foi suspensa na manhã dessa terça-feira (27) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a decisão em primeira instância da justiça de Brasília que barrou a indicação do senador Renan Calheiros como relator da CPI da Covid-19. O pedido de suspensão tinha sido feito pela Deputada Federal Carla Zambelli (PSL).
Rodrigo Pacheco que é presidente do Senado já havia declarado que não respeitaria essa decisão visto que essa é uma decisão interna que não compete interferência do poder judiciário.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!