Valdecy da Saúde diz que não recorrerá da decisão judicial que deu vitória a Léo Vieira em Meriti

Candidato do PL derrotado na cidade da Baixada Fluminense usou o expediente inicial desta quarta-feira para fazer um pronunciamento em que parabenizou o adversário

Valdecy da Saúde diz que não recorrerá da decisão judicial que deu vitória a Léo Vieira em Meriti

Derrotado nas eleições de São João de Meriti, o deputado Valdecy da Saúde (PL) anunciou, nesta quarta-feira (09/10), que vai respeitar a escolha da população e não entrará com recurso na Justiça para tentar suspender a decisão que deu vitória ao adversário Leo Vieira (Republicanos).

“Quero agradecer os 120 mil votos de confiança que me foram depositados. Ainda não foi dessa vez, e a maioria decidiu pelo meu adversário. Vou respeitar a decisão e não vou entrar com recurso. Quero dizer e mandar uma mensagem para o prefeito eleito da cidade: pode contar comigo”, disse.

Na terça-feira (08), atendendo a ação movida pela coligação de Vieira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) considerou nulos os 2.624 votos recebidos pelo Professor Joziel (DC), que concorreu sub judice.

A decisão foi tomada pela juíza Renata Travassos, da 88ª Zona Eleitoral. A chapa não cumpriu o prazo legal, que era até o dia 17 de setembro, para substituição do candidato a vice-prefeito, Felipe Castro da Silva, que teve o registro indeferido.

Com isso, o percentual de votos válidos do candidato do Republicanos subiu de 49,82% para mais de 50% , o que, pela lei, dispensa a necessidade de um segundo turno. Mesmo se quisesse, Valdecy também não poderia recorrer, pois o processo já foi transitado e julgado.

Relembre o caso:

TRE-RJ anula candidatura de Professor Joziel e define Leo Vieira como novo prefeito São João de Meriti

Anulação ocorreu devido a irregularidades relacionadas ao seu vice, Felipe Juventude, que não apresentou a documentação necessária; desta forma, não haverá segundo turno na cidade

TRE-RJ anula candidatura de Professor Joziel e define Leo Vieira como novo prefeito São João de Meriti

Formalização da vitória de Leo Vieira deve ocorrer na próxima sexta-feira, dia 11

O município de São João de Meriti, localizado no estado do Rio de Janeiro, não realizará o segundo turno das eleições. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu anular a candidatura do Professor Joziel, do Democracia Cristã (DC), o que resultou na anulação de seus 2.624 votos.

Com essa decisão, Leo Vieira, do Republicanos, que obteve 122.399 votos, passa a ter 50,94% dos votos válidos. A anulação da candidatura de Joziel ocorreu devido a irregularidades relacionadas ao seu vice, Felipe Juventude, que não apresentou a documentação necessária para comprovar sua filiação ao partido dentro do prazo estipulado.

A juíza Renata Travassos, responsável pela 88ª Zona Eleitoral, foi quem proferiu a sentença que resultou nessa situação. Com a decisão do TRE-RJ, Leo Vieira se torna o provável novo prefeito de São João de Meriti, uma vez que ele não terá um adversário no segundo turno. O candidato Valdecy da Saúde, do PL, que recebeu 81.102 votos, não poderá mais competir, já que a eleição foi decidida em primeira instância.

A formalização da vitória de Leo Vieira deve ocorrer no cartório da 88ª Zona Eleitoral na próxima sexta-feira, dia 11.

Leia ainda:

Vereadora Letícia Costa é apresentada como candidata a vice-prefeita de São João de Meriti pelo MDB durante ato de filiação do Deputado Léo Vieira

Com informações Agenda do Poder

 

 

 

Por Ultima Hora em 10/10/2024
Publicidade
Aguarde..