Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Como qualquer Casa Legislativa, os deputados de um Parlamento vão, aos poucos, se posicionando e impondo suas influências nas decisões do dia a dia, seja para aprovar projetos ou opinar politicamente junto a decisões da Mesa Diretora. Como não poderia ser diferente, esse cenário também se reproduz dentro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Hoje a Casa tem perfil conservador, expressando até mesmo o radicalismo bolsonaristas, principalmente nas discussões ideológicas e nas pautas de costume. Por isso, o trabalho para equilibrar as forças parlamentares se torna maior. Mas sempre há aqueles, à direita ou à esquerda, que se destacam. Conheça agora os dez parlamentares mais influentes da Alerj:
Rodrigo Bacellar (PL) – Presidente da Alerj
Eleito presidente mesmo diante de um racha da base governista, Bacellar, que está saindo do PL para dirigir o União Brasil, tem se mostrado habilidoso frente aos embates entre direita e esquerda no plenário, além de não poupar críticas ao governo quando o assunto é segurança pública. Aliás, tem dito um papel preponderante na articulação para tratar do tema. Fora isso, conseguiu dar voz à oposição em comissões que habitualmente já eram dela.
Rodrigo Amorim (PTB) – Presidente da Comissão de Constituição e Justiça
Bolsonarista raiz, Amorim gerou apreensão quando foi indicado para o comando da CCJ, principal comissão do Parlamento. Porém, sem as excentricidades que às vezes apresenta em plenário, mostrou que, com um trabalho técnico e isento, é possível receber apoio da esquerda para conduzir o trabalho sem problemas. Sua influência é tão grande que foi convidado por Bacellar para disputar a prefeitura do Rio pelo União Brasil.
Dr. Serginho (PL) – Líder do Governo
Criticado durante as discussões da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) no primeiro semestre – quando seus pares diziam que já estava com a cabeça na eleição de Cabo Frio, onde disputará a prefeitura em 2024 -, o líder do governo superou as dificuldades e mostrou habilidade na condução dos trabalhos, conseguindo apoio para aprovar a desoneração dos fundos estaduais, as mensagens de fim de ano do governo e o orçamento de 2024.
André Corrêa (PP) – Presidente da Comissão de Orçamento
Outro a dar a volta por cima. Preso em 2018 na Operação Furna da Onça, reassumiu o mandato em 2020, mas sem o protagonismo do passado. Em 2023 veio a virada de chave. À frente do Orçamento, mostrou destreza e conhecimento de causa, ora criticando, ora elogiando seus pares, na hora de negociar emendas. Conseguiu a proeza de, pela primeira vez, elaborar um parecer para Lei Orçamentária Anual (LOA) em cima de valores reais. Conclusão: a Casa aprovou o orçamento com um déficit de R$ 8,5 bilhões.
Márcio Canella (União Brasil)
Mesmo sem ser líder partidário ou presidente de comissão, Canella é aquilo que se pode chamar de político de bastidor. Talvez por esse motivo seja um dos mais influentes da Casa. Chegou, inclusive, a ter seu nome cogitado para disputar a presidência da Alerj. Apesar de quase nunca usar o plenário para discursar, está sempre ao lado de Bacellar, como uma espécie de totem. Tem voz ativa junto às polícias Civil e Militar e grande influência nas questões de segurança pública do governo. É pré-candidato à prefeitura de Belford Roxo.
Alan Lopes (PL) – Presidente da Comissão de Educação
Mesmo em seu primeiro mandato e sendo da base, Lopes fez barulho à frente da comissão. Organizando vistorias, fiscalizando unidades escolares, acionando judicialmente e convocando agentes do governo, levantou irregularidades que alertaram o Palácio Guanabara. Fora isso, criou a Comissão de Combate à Desordem Urbana que, apesar do viés político e do barulho feito com Rodrigo Amorim e Filippe Poubel (PL), recebeu apoio do governador Cláudio Castro para criar o Estatuto das Blitzes.
Léo Vieira (PL)
Outro político que circula com desenvoltura na Casa sem estar à frente dos holofotes. Seu trabalho, assim como o de Canella, é nos bastidores. Mostrou sua força quando negociou a secretaria estadual de Trabalho – cujos cargos dividiu com Thiago Rangel e Arthur Monteiro, que assumiu a pasta – e ganhou a queda de braço com Valdecy da Saúde para ser o candidato do PL em São João de Meriti. A conta foi cobrada diretamente junto a Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, e do deputado federal Altineu Côrtes, presidente do diretório estadual.
Luiz Paulo (PSD) – Líder do PSD
Um dos decanos do Parlamento fluminense, sua voz soa como bálsamo em questões orçamentárias e regimentais. Com a experiência de quem já foi secretário municipal, secretário estadual e vice-governador, é frequentemente consultado pela base governista e pela Mesa Diretora para também opinar sobre assuntos tributários. Apesar do jeito turrão, consegue ser quase que uma unanimidade dentro da Alerj.
Martha Rocha (PDT) – Líder do PDT e Presidente da Comissão de Servidores Públicos
Em seu terceiro mandato, a deputada também tem mostrado sua influência na Casa quando o assunto é segurança pública. Primeira mulher a assumir a chefia de Polícia Civil, durante o governo Sérgio Cabral, a deputada tem conseguido ser voz ativa na sua área. Teve papel importante na elaboração da Lei Orgânica da Polícia Civil e tem bom trânsito com a bancada da bala. Na última sessão do ano, anunciou, para surpresa de muitos, que será pré-candidata na disputa pela prefeitura do Rio.
Carlos Minc – Líder do PSB e Presidente da Comissão do Cumpra-se
O mais antigo deputado da Alerj – está em seu décimo mandato -, Minc pauta seu trabalho em ações para a qualidade de vida. É o campeão de leis aprovadas na Casa, totalizando 250. Ex-ministro e ex-secretário estadual de Meio Ambiente, sua experiência tem peso nos debates da CCJ onde, apesar de suplente, atua como um membro efetivo. Graças a ele, em articulação com Bacellar, que a Comissão do Cumpra-se – criada para vistoriar o cumprimento das leis – foi reativada no Parlamento.
Com informações Agenda do Poder
Leia Ainda:
Deputados Estaduais e Federais eleitos são diplomados no Rio de Janeiro
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!