Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Copa do Mundo 2022, no Catar, organizada pela Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa), conta nesta edição com 32 delegações. Cada uma possui, em média, 30 profissionais especialistas, que contribuem diretamente para uma melhor performance de suas seleções dentro e fora de campo. A comissão brasileira, por exemplo, viajou à Península Arábica, no Oriente Médio, com 57 pessoas, sendo os 26 jogadores convocados, mais o técnico Tite e 30 profissionais como: fisioterapeuta, psicólogo, preparador físico e nutricionista.
Para Fernanda Inomata, CHRO do Pravaler, o trabalho em equipe e multidisciplinar é enriquecedor e contribui para o desenvolvimento de novas habilidades. “Cada profissão possui características únicas. Reunir pessoas com talentos e vivências diferentes é essencial para estimular a autoconfiança, exercitar a empatia, a paciência, a colaboração, o senso coletivo e a aumentar a motivação. Essa troca permite que cada indivíduo se torne ainda mais produtivo e auxilia na conquista do resultado desejado pelo grupo”, destaca a executiva.
Confira algumas profissões que mais se destacam no evento:
Fisioterapia
Essa profissão é primordial diante de qualquer competição esportiva, pois se responsabiliza pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das lesões dos jogadores. Os fisioterapeutas esportivos são capacitados para atuar nos primeiros socorros e nos períodos pré e pós lesão, com a finalidade de reabilitar o atleta no retorno à prática de atividades esportivas em menos tempo possível.
Psicologia
Nunca se falou tanto em saúde mental como nos últimos anos. A pauta é recorrente inclusive no cenário esportivo. Esta área da saúde estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano. Trata-se da ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa. A Copa do Mundo é um período em que os atletas tendem a ficar longe de seus familiares e sofrem grande pressão. Ou seja, é um momento propício para o exercício da profissão, a fim de que o desenvolvimento esportivo jamais seja afetado devido às questões mentais.
Educação Física
Este profissional geralmente atua como preparador físico das equipes. O primeiro passo é ter formação em Educação Física para depois se especializar. Ele é o responsável por proporcionar um maior rendimento e desempenho dos atletas e melhorar o condicionamento físico de cada um deles. O profissional organiza os treinos e analisa a performance de cada atleta e, ainda, busca aperfeiçoar a coordenação e a resistência dos jogadores. O preparador físico também é quem desenvolve treinos personalizados para cada atleta, de acordo com suas particularidades.
Medicina e áreas da saúde
Para a Copa do Mundo, esses profissionais estão presentes em todas as delegações. São eles os responsáveis pela saúde dos atletas, pela realização de exames periódicos e pelos diagnósticos a fim de liberar ou não os jogadores para cada partida.
Nutricionista
O nutricionista esportivo fornece a orientação adequada sobre alimentação e uso de vitaminas, minerais e suplementos para atletas e praticantes de atividades físicas alcançarem os objetivos esperados de forma a prevenir lesões e alcançar uma dieta que promova a saúde. A diferença entre um nutricionista e um nutricionista esportivo está no grau de especialização e na atuação desses profissionais. O nutricionista esportivo é especializado em alimentação para o esporte, com conhecimento voltado para melhorar o desempenho dos atletas.
Comunicação e Marketing
A área de comunicação e marketing de uma marca está atrelada ao curso de comunicação social e diz respeito aos conhecimentos necessários para que se estimule a venda de serviços e produtos a partir de uma avaliação de mercado. O profissional terá um amplo campo de atuação durante a Copa do Mundo, por meio da criação de campanhas e ações publicitárias relacionadas ao evento. Além disso, o setor dispõe de profissionais que atuam como assessores de imprensa e relações públicas, que são responsáveis por repassar as informações de cada delegação aos jornalistas presentes, por meio de relacionamento e de boletins informativos diários.
Jornalismo
Primordial diante da realização de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo, esse profissional também é formado pelo curso de comunicação social. O jornalista é responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens especiais, artigos ou entrevistas. Uma das possibilidades de atuação na área é prestar serviços como jornalista esportivo e, com isso, desempenhar funções como: narração esportiva, comentarista, apresentação de programas, repórter, correspondente internacional, editor-chefe de esportes, fotógrafo, produtor audiovisual, entre outros. Além disso, no que tange às delegações, esse profissional também pode fazer parte do time de comunicação e marketing de uma delegação, por exemplo, nos cargos de assessor de imprensa e relações públicas, como já mencionado.
Relações Internacionais
O profissional é conhecido como internacionalista e tem como responsabilidade conduzir as relações políticas, sociais, econômicas, sociais, militares e culturais entre empresas, povos e nações. Esse campo é de extrema importância para um evento como a Copa do Mundo, pois visa garantir as relações diplomáticas entre os turistas, ficando atento ao respeito entre as diversas culturas e priorizando a segurança dos envolvidos. Além disso, busca manter as relações entre o País em que atua (delegação) e os demais países estáveis, intermediando qualquer problema que possa ocorrer. Entre as suas atribuições, está a busca pelo equilíbrio entre as particularidades de cada povo. No Catar sua atuação será muito demandada, uma vez que o país é bastante conservador e possui tradições que podem destoar do comportamento de alguns povos.
Administração
O Administrador é quem planeja as estratégias da marca e gerencia o dia a dia da delegação. Também lida com os recursos humanos e financeiros da organização e faz os alinhamentos com marcas e patrocinadores. Como é o caso da Cláudia Faria, uma das duas mulheres presentes na delegação brasileira. Ela trabalha há 46 anos na entidade e, hoje, atua como gestora administrativa da CBF. A profissional cuida principalmente da logística da equipe masculina, além do controle de dados das demais seleções, como o time feminino e as divisões de base, por exemplo.
Se interessou por alguma dessas carreiras? O Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do país, tem parceria com mais de 500 Instituições de Ensino Superior privado (IES) em todos os estados do Brasil que ofertam esses cursos. O financiamento estudantil privado é uma alternativa para quem quer ingressar no ensino superior pagando mensalidades que cabem no bolso. A opção não exige a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o aluno pode se inscrever em qualquer época do ano, com opções sem juros e menos burocracia para o pagamento da mensalidade. Além disso, não há limite de vagas, não exige comprovação de renda familiar, aceita cursos presenciais ou EAD e é possível pagar parcelas equivalentes à metade do valor da mensalidade.
Para se candidatar a um financiamento do Pravaler, basta fazer uma simulação para saber o valor das parcelas e se a faculdade escolhida é parceira do programa. Acesse gratuitamente: Financiamento Privado Pravaler.
Sobre o Pravaler
O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, o Pravaler tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. A empresa atua no mercado há mais de 20 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 270 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, o Pravaler tem a meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos nos próximos anos, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!